Hoje a internet faz parte de nossas vidas e não nos imaginamos mais sem ela. Navegamos e usufruímos das facilidades da rede, sem muita preocupação. Porém, nossas ações no meio digital podem impactar até mesmo quem está fora dele.

Em 2012, João Nunes Franco, de 92 anos, foi informado por sua família que uma foto que havia tirado há mais de 40 anos - ele tinha 50 na época - estava circulando o Brasil todo, nos bolsos de qualquer um que tivesse um smartphone ou acesso a redes sociais. Um jovem havia encontrado sua foto em um blog sobre moradores da cidade de Campo Alegre, no interior de Goiás. Henrique Soares da Rocha Miranda, dono do perfil “Sento a Vara”, acreditou que não teria problema usar a foto sem autorização, já que ela estava disponível na rede, e passou a criar “memes” de humor ácido e preconceituoso, chegando a usar palavrões e piadas de cunho sexual.

imagem de idoso

Créditos: Divulgação

João se sentiu ofendido com o uso de sua imagem para aquela finalidade. Fazendeiro, pai de 5 filhos, ele entrou com um recurso para que sua foto fosse retirada do perfil. 

Em entrevista ao portal G1, a neta de João informou que “Ele não gostou de jeito nenhum porque, como ele mesmo fala: Eu não faço graça com a cara de ninguém. Por que estão fazendo com a minha?"


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


A lei respalda quem passa pela mesma situação de João Nunes Franco. De acordo com o artigo 5º, inciso X, da Constituição brasileira, ‘’São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação’’. Com base na legislação, o juiz Thiago Inácio de Oliveira sentenciou que o jovem retirasse as imagens e indenizasse o idoso em R$ 100 mil.

Após a sentença, a imagem utilizada para ilustrar o perfil foi alterada para uma caricatura da foto.

imagem de idoso

Créditos: Reprodução Instagram

O Instituto de Longevidade reitera a importância de que se tenha cuidado com qualquer publicação feita na internet. Uma imagem, usada para transmitir uma mensagem, mesmo que pareça inocente, pode trazer sérios impactos à vida de outras pessoas.

Compartilhe com seus amigos