O remédio rivastigmina, utilizado no tratamento da demência causada pelo Mal de Alzheimer, passará a ser disponibilizado em forma de adesivo transdérmico pelo SUS em unidades de saúde de todo o país.

O medicamento, que já era distribuído em comprimido e solução oral, é indicado para aumentar o nível de acetilcolina no cérebro humano, substância que está reduzida nos pacientes com Alzheimer, patologia degenerativa que afeta cerca de 54,8 milhões de pessoas no mundo, segundo a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer). 

Como as antigas formas de apresentação causavam efeitos colaterais nos pacientes, como náuseas, diarreia, diminuição do apetite e dores de cabeça, o adesivo para Alzheimer foi incorporado à lista de medicamentos oferecidos pelo SUS para tentar diminuir esses efeitos indesejáveis.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


O adesivo para Alzheimer pode ser usado por qualquer pessoa que já faça uso da rivastigmina, mas será necessária uma indicação do médico que acompanha o paciente. Por ser colocado na pele, a absorção do remédio se dá ao longo do dia e por isso tem menos efeitos colaterais, especialmente no sistema digestivo.

O adesivo é à prova d’água e deve ser substituído a cada 24 horas. Em alguns casos, poderá causar reações de contato com a pele, por isso é recomendado que os pacientes alterem o local de uso do adesivo.

Para ter acesso ao medicamento nas unidades do SUS, os pacientes devem atender aos critérios de elegibilidade dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e portar os seguintes documentos:

  • Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • Cópia de documento de identidade, cabendo ao responsável pelo recebimento da solicitação atestar a autenticidade de acordo com o documento original de identificação;
  • Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME), adequadamente preenchido;
  • Prescrição médica devidamente preenchida;
  • Documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados na versão final pelo Ministério da Saúde, conforme a doença e o medicamento solicitado; e
  • Cópia do comprovante de residência.


Leia também

Filho agradece supermercado por ter contratado mãe com Alzheimer

Alzheimer: terapia celular pode melhorar funções cerebrais

Compartilhe com seus amigos