Você não está logado

Aproveite nossos serviços gratuitos.

INDICADORES MACROECONÔMICOS 50+

Reunimos dados importantes, que falam diretamente da realidade financeira e econômica dos 50+, para ajudar a criar uma longevidade mais sustentável.


O Instituto de Longevidade acompanha e analisa regularmente indicadores macroeconômicos, a fim de gerar conhecimento sobre o contexto social e econômico e seus efeitos sobre a população.

Especialmente para o comportamento de inflação, emprego e ocupação, o Instituto de Longevidade desenvolveu análises para o recorte etário 50+, respectivamente, o IPCA 50+, o CAGED 50+ e o Estudo de Mercado de Trabalho 50+.

Aqui você encontra o histórico de boletins publicados desses três estudos.​

afsdf

IPCA 50+

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a variação de preços nos produtos e serviços consumidos pela população. Entendendo que o perfil e os hábitos de consumo variam de acordo com as faixas etárias, o Instituto de Longevidade desenvolveu o IPCA 50+ para analisar como a inflação atinge as pessoas que já passaram dos 50 anos e como isso afeta a Longevidade Financeira desse grupo.

afsdf

CAGED 50+

Para medir o número de vínculos empregatícios criados ou encerrados entre os 50+, o Instituto de Longevidade fez um recorte nos dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Esse estudo permite entendermos quantas pessoas 50+ estão sendo contratadas ou desvinculadas de empregos formais e ter um panorama sobre o trabalho formal para pessoas dessa faixa etária.

afsdf

Mercado de Trabalho 50+

As pessoas estão vivendo mais e trabalhando por mais tempo, seja por desejo ou necessidade. A questão da idade traz uma série de impactos nos resultados que esses profissionais têm ao buscar se inserir no mercado de trabalho. O Estudo desenvolvido pelo Instituto de Longevidade utiliza dados da PNAD, com um recorte etário da população e traz um panorama completo sobre esses resultados, indicando com é a realidade atual do trabalhador 50+.

afsdf

IPCA Aposentados

Nossas necessidades e hábitos de consumo se transformam ao longo de nossas vidas e o impacto da inflação sobre os produtos e serviços que mais consumimos também muda. O Índice de Preços ao Consumidor Aposentado foi desenvolvido pelo Instituto de Longevidade, justamente para entender como essa variação pode afetar a Longevidade Financeira daqueles que já se aposentaram.

Informação nunca é demais.

Nossos Indicadores Macroeconômicos 50+ são publicados regularmente, com base em dados importantes sobre economia e finanças. Confira:

IPCA 50+ FEVEREIRO 2024 BAIXAR
IPCA 50+ JANEIRO 2024 BAIXAR
IPCA 50+ DEZEMBRO 2023 BAIXAR
IPCA 50+ NOVEMBRO 2023 BAIXAR
IPCA 50+ OUTUBRO 2023 BAIXAR
IPCA 50+ - SET/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Jul/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Jun/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Mai/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Abr/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Mar/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Jan/23 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Nov/22 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Set/22 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Ago/22 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Jul/22 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Jun/22 BAIXAR
Boletim IPCA 50+ - Mai/22 BAIXAR
Nenhum Indicador encontrado.
Boletim Mercado de Trabalho 50+ - Mar/23 BAIXAR
Boletim Mercado de Trabalho 50+ - Dez/22 BAIXAR
Boletim Mercado de Trabalho 50+ - Nov/22 BAIXAR
Boletim Mercado de Trabalho 50+ - Ago/22 BAIXAR
Boletim Mercado de Trabalho 50+ - Mai/22 BAIXAR
Boletim Mercado de Trabalho 50+ - Fev/22 BAIXAR
IPCA APOSENTADOS FEVEREIRO 2024 BAIXAR
IPCA APOSENTADOS JANEIRO 2024 BAIXAR
IPCA APOSENTADOS DEZEMBRO 2023 BAIXAR
IPCA APOSENTADOS NOVEMBRO 2023 BAIXAR
IPCA APOSENTADOS OUTUBRO 2023 BAIXAR
IPCA APOSENTADOS - SET/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Jul/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Jun/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Mai/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Abr/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Mar/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Fev/23 BAIXAR
Boletim IPCA Aposentados - Jan/23 BAIXAR
Utilizamos cookies para otimizar o funcionamento e a navegação de nosso site, analisar sua utilização e recomendar produtos e serviços que sejam do seu interesse, além de oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade e você pode acessar clicando aqui.