IPCA 50+
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a variação de preços nos produtos e serviços consumidos pela população. Entendendo que o perfil e os hábitos de consumo variam de acordo com as faixas etárias, o Instituto de Longevidade desenvolveu o IPCA 50+ para analisar como a inflação atinge as pessoas que já passaram dos 50 anos e como isso afeta a Longevidade Financeira desse grupo.
CAGED 50+
Para medir o número de vínculos empregatícios criados ou encerrados entre os 50+, o Instituto de Longevidade fez um recorte nos dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Esse estudo permite entendermos quantas pessoas 50+ estão sendo contratadas ou desvinculadas de empregos formais e ter um panorama sobre o trabalho formal para pessoas dessa faixa etária.
Mercado de Trabalho 50+
As pessoas estão vivendo mais e trabalhando por mais tempo, seja por desejo ou necessidade. A questão da idade traz uma série de impactos nos resultados que esses profissionais têm ao buscar se inserir no mercado de trabalho. O Estudo desenvolvido pelo Instituto de Longevidade utiliza dados da PNAD, com um recorte etário da população e traz um panorama completo sobre esses resultados, indicando com é a realidade atual do trabalhador 50+.
IPCA Aposentados
Nossas necessidades e hábitos de consumo se transformam ao longo de nossas vidas e o impacto da inflação sobre os produtos e serviços que mais consumimos também muda. O Índice de Preços ao Consumidor Aposentado foi desenvolvido pelo Instituto de Longevidade, justamente para entender como essa variação pode afetar a Longevidade Financeira daqueles que já se aposentaram.