Quando a fotógrafa Angela Jimenez soube que havia uma competição de atletismo entre sêniores no estado americano do Kentucky, pegou o carro, o equipamento de trabalho e uma barraca de camping e partiu de Minessota, numa jornada de mais de 1.000 quilômetros. No motor da ex-pentatleta estudantil, muita curiosidade.

“Quando cheguei lá, eu meio que perdi o fôlego”, conta. Para Angela, tudo no torneio – que inclui corrida, salto e arremesso – parecia “puro e verdadeiro”. “A coisa mais importante para mim ao fotografar atletas mais velhos é que eu queria levá-los a sério como esportistas, e não como uma espécie de novidade.”

Racing Age 1 A heptatleta suíça Margaritha Daehler-Stettler, 67 anos, na prova de salto em distância do World Masters Athletics Championships 2015, na França; crédito: Angela Jimenez/divulgação

Foi dessa forma que o documentário fotográfico Racing Age teve início e que, neste ano, se transformou em livro (clique neste link para comprá-lo). “O que vi desafiou estereótipos”, avalia a profissional, que retratou pessoas que passaram dos 60 anos de idade – muitas estão entre os 70 e os 90 – nos Estados Unidos e na Europa. Segundo ela, os atletas “não são bonitos ou vulneráveis ou fracos”, mas sim “ferozes e competitivos”.

Racing Age book from Angela Jimenez on Vimeo.

Racing Age 2: Masters track & field athlete David Yepa, Sr., 74, of Jemez Pueblo, New Mexico competes in the 1500-meters at the National Senior Games, at the University of St. Thomas in St. Paul, Minnesota. July, 2015.

As imagens, explica, não são o que normalmente o que se vê pessoas mais velhas fazendo. “Não me proponho convencer as pessoas de nada – tento mostrar, não convencer. E estou interessada em assuntos que desafiam nossos estereótipos.”

Racing Age 4: Don Isett, 76, of Anna, Texas wins the M75 pole vault with a vault of 3.01/9'10 1/4" at the National Senior Games at the University of St. Thomas in St. Paul, Minnesota on July 8, 2015.

Segundo Angela, a maioria das reações dos fotografados tem sido muito positiva. O trabalho, em sua avaliação, despertou não apenas o interesse de pessoas mais velhas, mas também das mais jovens.

Racing Age 5 Os corredores JoAnn Sampson, 74 anos, da Florida (à esq.), e Barbara Garrett, 74 anos, da Carolina do Sul, no National Senior Games 2015, em Minessota; crédito: Angela Jimenez/divulgação

Para ela, no entanto, todo o processo teve um componente a mais: o projeto começou em 2007, quando o pai havia sido diagnosticado com a doença de Parkinson.  “Estava trabalhando nisso enquanto alguém que eu amava estava sofrendo de um distúrbio de movimento.” Ele morreu em 2013 e “não era um atleta, mas alguém que me levou a esse assunto”.

Racing Age 6 O lituano Janis Mankovskis, 75 anos, compete no World Masters 2015, em Lion, na França; crédito: Angela Jimenez/divulgação

Entre centenas de retratos, Angela escolheu 91 para compor o livro. Teve a ajuda da diretora de arte da Getty Images, Sarah Foster, e da designer gráfico Ashima Jain. Mas existe alguma imagem que ficou de fora e que deveria ter entrado na publicação? Ela responde que não, que o projeto está completo.

“Há sempre mais imagens, mais pessoas para fotografar. Parece antinatural terminar um projeto documental, porque a história não termina quando você parar de fotografar”, avalia. “Mas eu acho que eu disse o que eu era capaz de dizer através dessas imagens. E agora estou focado em compartilhar este trabalho com o mundo, através do livro e de exposições.”

Compartilhe com seus amigos