Chegou o fim do mês e a conta não está fechando? Se isso vem acontecendo com frequência, fique atento aos sinais. Gastar muito dinheiro pode ser a causa do seu desequilíbrio financeiro.

Muitas vezes, o motivo para esse desequilíbrio são atos que fazemos sem perceber. Acionamos nosso cérebro na tentativa de nos convencer que determinado gasto vai ser positivo quando, na verdade, sabemos que não é.

Nessas situações, é comum usarmos frases prontas, verdadeiros clichês que nos levam a usar a emoção em detrimento da razão na hora de lidar com as finanças. E para evitar cair nessas pegadinhas, o primeiro passo é saber reconhecer esses gatilhos.

O equilíbrio financeiro e a longevidade parece não estar relacionados, mas devem andar lado a lado para garantir qualidade de vida ao longo dos anos. Por isso, pensar em Longevidade Financeira é um passo importante para a construção de uma vida mais longa e tranquila.

Por isso, veja abaixo uma lista com 5 frases que costumam ser usadas para se convencer a gastar mais do que deveria. Você reconhece ou usa alguma delas?
Close de uma mão segurando um cartão de crédito e pagando uma conta ao encostar o cartão em uma maquina de pagamento. Imagem para ilustrar a matéria sobre gastar muito dinheiro.

Crédito: Husjur02/shutterstock

5 frases que você fala para se convencer a gastar muito dinheiro:

1.“Só vou levar porque está na promoção”

Sabe aquele produto que você nem está precisando, mas está com um preço tão bom que você "tem" que levar para aproveitar a promoção? Pois é, você realmente não precisa dele. Mesmo com o preço mais em conta, reflita como o personagem Julius do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”: se você não comprar nada, o desconto vai ser ainda maior!

2. “Minha fatura já virou, só vou pagar no mês que vem”

Se a data de fechamento da fatura do cartão vem pautando suas decisões de compra, é sinal de que algo anda mal. Achar que só porque vai pagar no outro mês pode gastar muito dinheiro mostra que você está tentando se enganar. Afinal, o óbvio precisa ser dito: não adianta fugir porque mais cedo ou mais tarde você vai precisar pagar essa conta.

3. “Eu mereço”

Também pode aparecer nas versões “eu trabalho pra isso”, “eu preciso relaxar” ou “é só um mimo”. Assim como acontece com a comida, muitas pessoas acabam usando as compras como uma válvula de escape para compensar desequilíbrios emocionais.

Ao dizer que você vai comprar algo só porque merece, está ignorando se será realmente útil ou se cabe no seu orçamento. Ou seja, está tomando a decisão de compra unicamente com base na emoção, e não com a razão.

4. “A vida é uma só, vou aproveitar agora”

Segue a mesma linha da frase anterior, mas com um agravante. Nessas situações, você usa o fator tempo para dar sentido ao seu gasto desnecessário. Essa linha de pensamento é a que vai te impedir de realizar grandes conquistas que precisam do tempo para serem alcanças. Foco e disciplina são remédios parar curar essa necessidade de gastar com urgência.

5. “Custa só R$ 10, não vou ficar mais pobre por isso”

Já ouviu falar que “de grão em grão, a galinha enche o papo”? Pois é, no caso de quem usa essa frase para se convencer a comprar algo, ocorre o contrário. De centavo em centavo, o bolso vai ficando cada vez mais vazio até que não sobra nada.

Os pequenos gastos são grandes inimigos da sua Longevidade Financeira. Por não “sentir” o bolso se esvaziando, é comum perder o controle sobre essas comprinhas. O problema é quando chega o final do mês. Você coloca tudo na ponta do lápis e percebe que o rombo foi grande.

Se você chegou até aqui, com certeza se lembrou de pelo menos uma ocasião em que falou alguma dessas frases. Mas não se preocupe: agora que você já sabe quais "mentirinhas" conta para si mesmo, também já sabe como evitar acreditar nelas e gastar muito dinheiro.

Basta acionar o lado racional. Treine o seu cérebro para não deixar que essas emoções tomem conta na hora que surgir o desejo de comprar algo.

Planejamento é fundamental para sua Longevidade Financeira. Preencha o formulário a seguir e confira uma planilha exclusiva para você controlar seus gastos. Clique e baixe grátis!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Cheque especial: veja 5 razões para não usar

Gastos: saiba como identificar gatilhos de consumo para não se endividar

Como economizar dinheiro no dia a dia e ter Longevidade Financeira


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: