Aproveite nossos serviços gratuitos.
A sua cidade é um bom lugar para envelhecer? Conheça a realidade dos idosos em 876 municípios brasileiros com o IDL.
O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), promovido pelo Instituto de Longevidade é um instrumento de medida do grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. Fruto da parceria entre o Instituto de Longevidade e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), por meio do IDL são reveladas as atuais condições de 876 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos.
A temática das cidades é de grande importância para o propósito do Instituto de Longevidade: facilitar a participação dos 50+ na sociedade. Se os adultos mais velhos são em número cada vez maior, e habitam principalmente as cidades, mapear e entender o que influencia seu bem-estar nesses espaços é fundamental. Este Índice colabora para a ampla disponibilidade de informações inteligíveis acerca da qualidade de vida dos 50+ nas cidades. Quanto maior for o bem-estar proporcionado, maiores serão as chances de participação.
O IDL é para os gestores públicos municipais que queiram desenvolver políticas públicas mais alinhadas às reais necessidades dos idosos. É também para qualquer cidadão que queira conhecer as condições que seu município proporciona para um envelhecimento ativo. Por fim, o IDL orienta os empreendedores que querem identificar oportunidades de negócios ligadas à longevidade existentes nas cidades.