Você não está logado

Aproveite nossos serviços gratuitos.

Entenda a nossa metodologia

Nesta seção fornecemos um detalhamento das variáveis componentes do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, bem como seus respectivos indicadores. Além disso, detalha-se o procedimento adotado na construção do Índice, perfil dos municípios e as fontes de dados utilizadas como insumos da pesquisa.

A composição geral dos rankings do IDL é baseada em sete variáveis: Indicadores gerais, Cuidados de saúde, Bem-estar, Finanças, Habitação, Educação e trabalho e Cultura e engajamento. Em cada variável, múltiplos indicadores são analisados. Para obter todos as sete variáveis, nós partimos da estrutura da primeira edição do IDL , que continha 65 indicadores. Tendo em vista a indisponibilidade de oito desses indicadores, coletamos dados para 57 indicadores, para finalmente obter-se um modelo parcimonioso composto por 50 indicadores em 2020.

Nossas variáveis

Indicadores Gerais Indicadores

Os brasileiros de todas as idades estão interessados em cidades de melhor distribuição de renda, com menores índices de violência, em um trânsito menos violento, com menor desemprego e com melhor expectativa de vida. A variável Indicadores gerais reflete a capacidade das cidades de atender essas demandas.

Cuidados de saúde Indicadores

O modelo de assistência em saúde no Brasil é anacrônico, e está longe de refletir a nova realidade demográfica do país. Nesse novo cenário, não apenas é necessário garantir o acesso aos cuidados de saúde, mas a qualidade e a forma como os serviços são prestados. Não sem razão, vemos surgir entre os especialistas um debate sobre novos modelos de assistência à saúde do idoso. Este Índice colabora nessa discussão ao apontar a necessidade de atualização e até a ausência de dados públicos fundamentais para a temática, como sobre a incidência de Alzheimer.

Bem-estar Indicadores

Um estilo de vida saudável é a chave para a manutenção de uma alta qualidade de vida, em especial entre indivíduos idosos. Exercitar-se regularmente, ingerir frutas e legumes e bebidas que contenham menos açúcar são apenas alguns exemplos do que os adultos mais velhos podem fazer para manter a sua saúde. Estes comportamentos reduzem a probabilidade do surgimento ou agravamento de doenças crônicas, o que ajuda na manutenção do bem-estar dos indivíduos.

Habitação Indicadores

A importância da habitação para a qualidade de vida dos indivíduos, sobretudo dos mais idosos, é afirmada por especialistas, e vai muito além de prevenir quedas e esforços desnecessários. Mesmo a questão da boa convivência entre as gerações pode ser explorada por meio do desenho do espaço construído. Mediante a disponibilidade de dados a esse respeito, buscamos estabelecer um conjunto de métricas que fornecessem um quadro amplo da situação da qualidade da habitação na cidade.

Finanças Indicadores

A segurança financeira é uma preocupação crescente para os indivíduos mais velhos, especialmente porque o custo de vida pode subir. Em uma fase da vida onde a capacidade de geração de renda pode estar reduzida, isso é especialmente problemático. Foram escolhidos indicadores que julgamos minimamente capazes de fornecer uma medição abrangente de bem-estar financeiro nas cidades.

Educação e trabalho Indicadores

Um número crescente de adultos mais velhos vai renunciar à aposentadoria tradicional e embarcar em uma segunda carreira, que nem sempre tem na remuneração a sua motivação principal. Nessa dimensão tivemos a intenção de agregar métricas relativas ao ambiente oferecido pela cidade para atender às demandas de educação, bem como o potencial de oferecer ambiente de atuação profissional aos seus habitantes.

Cultura e Engajamento Indicadores

O acesso ao lazer e a atividades culturais em uma comunidade são importantes porque ajudam os adultos mais velhos a manter o nível de atividade, evitando o isolamento. E a própria comunidade se beneficia quando há mais oportunidade de participação para os mais velhos, pelo compartilhamento de suas experiências e conhecimentos.

Cobertura nacional

Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informava que o Brasil estava organizado em 5.570 municípios, com população média ao redor de 37.423 habitantes, sendo que 90% da população concentra-se em pouco mais de 2.400 municípios. O menor município do Brasil possuía 786 habitantes, e o maior, São Paulo, ao redor de 12.100.000 habitantes.
Com base nesse perfil optamos por considerar as 1.000 cidades brasileiras mais populosas, organizadas em dois grupos: as Grandes, representadas pelas 300 cidades de maior população, desde São Paulo/SP até Ituitaba/MG (104.067 habitantes), e as Pequenas, representadas pelas demais 700 cidades entre as 1.000 com maior número de habitantes, incluindo desde Japeri/RJ (com 103.960 habitantes) até Santa Cruz das Palmeiras/SP (com 33.975 habitantes). Esse conjunto de 1.000 cidades está distribuído por todas as cinco regiões do território brasileiro. Do total de 1.000 cidades, 876 (280 grandes e 596 pequenas) foram efetivamente avaliadas no IDL 2020. A diferença entre as 1.000 originais e as 876 finais é justificada pela indisponibilidade de dados sobre 124 cidades restantes.

Obtenção dos dados

O IDL utiliza os dados publicamente disponíveis oriundos de fontes oficiais, preferencialmente. Assim, os dados foram coletados em órgãos públicos, tais como Agência Nacional de Saúde (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério das Comunicações, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Tesouro Nacional; em instituições acreditadas como Fundação Getulio Vargas (FGV), Pnud; e demais organizações do meio privado, como Serviço Nacional do Comércio, e Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

E-BOOK GRATUITO

Baixe agora o relatório completo do IDL 2020

Utilizamos cookies para otimizar o funcionamento e a navegação de nosso site, analisar sua utilização e recomendar produtos e serviços que sejam do seu interesse, além de oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade e você pode acessar clicando aqui.