Parece que os super-heróis não envelhecem nunca: o Super-Homem surgiu em 1937 e, aos 81 anos, sua aparência segue a mesma de décadas atrás. Para alguns atores de carne, osso e músculos, o passar do tempo também não é problema: eles encaram superproduções de ação e aventura com um fôlego de dar inveja aos mais jovens. Caso de Denzel Washington, 63 anos, que está em plena forma em "O Protetor 2", seu 51º filme em 37 anos de carreira. Confira, a seguir, com a ajuda do jornalista André Sobreiro, editor do site Salada de Cinema, outros exemplos de heróis em filmes de ação com mais de 60 anos.

Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger Por Kathy Hutchins

Ele é ator, produtor e já foi até governador do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Aos 71 anos, o austríaco Arnold Schwarzenegger segue na atividade em sua maior franquia, o "Exterminador do Futuro" – o filme 6 da série está previsto para novembro de 2019. E, como se não bastasse isso, ainda é uma das estrelas de "Os Mercenários", franquia iniciada em 2010 (sequência em 2012 e 2014), que reúne os maiores nomes do cinema de ação. A série promete sequência para setembro de 2019.
Bruce Willis

Bruce Willis Por Featureflash Photo Agency

Desde os anos 1980, ele é um dos grandes artistas quando o assunto envolve muita adrenalina. Protagonista de "Duro de Matar", a trilogia foi exibida entre 1988 e 1995 e voltou às telonas em 2007. A sexta produção da sequência já está sendo moldada, mas sem previsão de estreia. Em plena forma aos 63 anos, Bruce Willis segue participando de outros filmes, como "Desejo de Matar", lançado neste ano.

Dolph Lundgren

Dolph Lundgren Por Denis Makarenko

Às vésperas de completar 61 anos (em novembro), o sueco Dolph Lundgren nunca foi conhecido como um grande ator, mas seu papel como astro de ação é inegável. Ele segue resistente nesse gênero, tanto na TV quanto no cinema. Nos últimos anos, esteve na série televisiva "Arrow" e nos filmes "Os Mercenários 2" e "Os Mercenários 3". No próximo ano, poderá ser visto no novo "Aquaman" e em "Creed II", ao lado de Sylvester Stallone.

Harrison Ford

Harrison Ford Por Kathy Hutchins

"O cinema tem vivido um revival de franquias e um nome não poderia faltar: Harrison Ford", pontua o jornalista. Com 76 anos, ele é um dos atores favoritos de diretores como George Lucas e Steven Spielberg. Nos últimos anos, trouxe de volta para as telonas dois de seus mais emblemáticos personagens: Han Solo, de Star Wars, em 2015, e o paleontólogo Indiana Jones, em 2008. Aliás, “Indiana Jones 5” está programado para julho de 2021.

Helen Mirren

Helen Mirren Por Andrea Raffin

"Essa, pouca gente esperava ver numa lista de filmes de ação, mas a dama Helen Mirren, 73 anos, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2007, com uma performance incrível da rainha da Inglaterra, também é protagonista de uma franquia de ação", comenta André. Em 2010, aos 65, ela viveu Victoria em "RED - Aposentados e Perigosos". Três anos depois veio "RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos", com grandes (e maduros) nomes do cinema, inclusive o colega Bruce Willis, além de Anthony Hopkins, outro veterano das telonas, hoje com 80 anos.


Clique aqui e confira se a sua cidade é um bom lugar para envelhecer.


 

Jackie Chan

Jackie Chan Por Tinseltown

Não tem como pensar em artes marciais e não lembrar de Jackie Chan, hoje com 64 anos. O ator segue firme e forte misturando lutas com seu habitual bom humor nos filmes. Sua filmografia é imensa, com clássicos como "Karate Kid". Além disso, "A Hora do Rush 4", que ele protagoniza ao lado de Chris Tucker, é uma das promessas para 2019.

Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson Por Tinseltown

Um dos queridinhos do diretor Quentin Tarantino, Samuel L. Jackson completa 70 anos em dezembro e até hoje é astro de filmes de ação. Em 2019, o ator poderá ser visto nas telas na continuação de "Shaft" (filme de ação dos anos 2000) e ainda dará vida a um dos mais importantes personagens do universo Marvel, Nick Fury, em duas superproduções: em "Capitã Marvel" (prevista para março de 2019) e "Homem-Aranha: Longe de Casa" (esperada para julho de 2019).
Sylvester Stallone

Sylvester Stallone Por Featureflash Photo Agency

Taí outro nome que integra o casting de "Os Mercenários". Com 72 anos, Sylvester Stallone também estará na continuação do filme, atuando e dividindo a direção. Em 2018, ele voltou a chamar a atenção do público e da crítica como um dos seus mais emblemáticos personagens: Rocky Balboa, no filme "Creed II". "Ok, ele não é o mais ágil pugilista do filme – papel que coube a Michael B. Jordan –, mas é inegável que a marca Balboa pesa e muito para o sucesso do filme", opina André. E, para fechar, um quinto filme de seu inesquecível Rambo está em pré-produção e é esperado para o ano que vem.

Leia também:

12 filmes para rir, chorar e se empolgar com Will Smith, que celebra hoje 50 anos

Artistas veteranos se reinventam como protagonistas

Compartilhe com seus amigos