O tempo passou depressa demais e os sessenta já estão na metade, e agora?

A longevidade é um fato e ganhamos com esse processo, pelo menos 35 anos, é hora de contabilizar  as vivências e planejar com mais vagar, apreciando a paisagem sem afobação. O olhar da experiência é muito mais aguçado, ele fala sem ser consultado, acontece nas mais diversas situações. Nem adianta contrariar a voz interna você já sabe que não vai rolar.

Esse perceber está presente nas mais diversas situações, desde um novo projeto, uma paquera nova ou no cotidiano mesmo. Você ‘sabe’ onde está o erro, a n t e c i  p a d a m e n t e.

Essa maturidade, quase um sétimo sentido, é também chamada de intuição da experiência. Na verdade é o resultado de erros e mais erros cometidos durante toda a nossa vida e que ressurgem nessas ocasiões como um sinal de alerta, de uma situação que você já passou e conhece muito bem!

E tudo isso não foi em vão, os maduros constituem uma nova força de trabalho justamente por causa dessa consciência do se-vai-dar-certo-por-que-não-deu.

Esse novo maduro tem outras qualidades também, o entusiasmo, o brilho forte no olhar – sangue no olho mesmo, a vontade de estar integrado no social, colaborar com tudo de bom que aprendeu e que ainda aprenderá, pois vamos durar muito tempo!

O velho de hoje é muito 'xofem', ganhamos qualidade  e expectativa de vida, saúde, vontade e energia, além..... da experiência.

Nunca na história da humanidade aconteceu de a terceira idade ser quase a segunda. Somos pioneiros nesse tempo e também não sabemos direito o que fazer com tanto tempo pela frente. Tempo esse que apareceu sem ser planejado ou pensado.

Sim porque nós não o planejamos, a vida não o planejou, as famílias, o serviço social, ninguém pensou nisso. Nem os futuristas adivinharam. A gente não tinha como prever, estávamos preocupados demais, trabalhando as nossas carreiras, criando nossos filhos e rapidamente esse novo tempo chegou e nós dentro dele.

E agora?

Bom está tudo aí na nossa frente  e não tem pra onde fugir. É pegar essa oportunidade e ser útil, ser feliz, e ser bem disposto, e alongar e se alimentar e transformar para que o mundo nos perceba, nos veja.

Vem comigo! Sejamos protagonistas e aproveitemos esse tempo que ganhamos assim de mão beijada, essa longevidade inesperada.

Eu volto escrevendo muito mais e se você se identifica com esses sentimentos, comente comigo, vamos trocar ideias e informações. Escreva para mim no ida@adultomais.com.br. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: