Pesquisadores do Reino Unido revelaram nesta segunda-feira (20) que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford é segura e induz resposta imune. Isso significa que ela influencia o corpo a reagir contra a Covid-19.

Esse resultado foi obtido após a realização das duas primeiras fases de teste da imunização, conduzidas simultaneamente no Reino Unido com 1.077 voluntários. De acordo com os cientistas da Universidade de Oxford, a vacina pode induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T até 56 dias após a aplicação da dose. Eles também ressaltaram que o efeito deve ser reforçado com uma segunda dose da vacina.

A terceira fase do teste está sendo conduzida no momento em vários países, inclusive no Brasil. É ela que vai determinar se existe realmente uma eficácia em um grande número de pessoas. 

A Universidade de Oxford está à frente no desenvolvimento da vacina

Segundo os pesquisadores, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford é a que está mais adiantada na corrida por um tratamento contra o coronavírus. Cerca de 50 mil pessoas participam dos testes em todo o mundo, sendo 5 mil no Brasil: 2 mil em São Paulo, 2 mil na Bahia e mil no Rio de Janeiro.

Para Soraia Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - responsável por coordenar os testes em São Paulo - o registro da vacina poderá ser liberado em junho de 2021. Ela também espera que mais resultados promissores sejam divulgados até o começo do próximo ano.

Atualmente, 163 vacinas estão sendo testadas em todo o mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, 23 já se encontram na fase clínica, que é o teste feito em humanos.



Leia Mais:

Ministério muda orientação e pede que população busque ajuda médica já nos primeiros sintomas de Covid-19

Saiba como se prevenir do novo coronavírus na volta ao trabalho

Master Acidentes Domiciliares é o primeiro seguro que garante proteção financeira em caso de acidente em casa

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: