Todo mundo quer ganhar mais. Seja no salário, nos investimentos ou no rendimento obtido com a realização de trabalhos extras e temporários, todos querem aumentar seus ganhos. Principalmente no atual cenário de instabilidades e incertezas em que estamos vivendo.

Mais do que nunca, é importante pensar em diferentes tipos de renda que possam garantir uma certa segurança financeira para você e para a sua família. Por isso, trouxemos abaixo alguns tipos de renda que existem no mercado e que podem ser uma boa opção para quem busca ganhar mais.

5 tipos de renda para quem quer ganhar mais dinheiro

Renda ativa

Renda ativa é o que se ganha a partir de um determinado trabalho e está relacionada ao esforço realizado, ao conhecimento e à dedicação a uma atividade. São os salários, os adicionais, as comissões, honorários e direitos trabalhistas. Tem como característica a regularidade, que pode ser proveniente do emprego com carteira assinada ou do trabalho como freelancer.

O ponto negativo é que, ao ser demitida ou perder o contrato de trabalho, a pessoa automaticamente perde a sua renda ativa. Por isso, esta pode não ser uma fonte segura de remuneração.

Os tipos de renda fixa mais conhecidos são:

Salário

Valor recebido todos os meses pelo funcionário que é contratado por uma empresa, mediante realização de uma atividade. Caso o funcionário fique um dia sem trabalhar, a empresa terá o direito de descontar esse valor do salário.

Vendas

A comercialização de determinados produtos, como, por exemplo, roupas, sapatos, doces ou refeições, pode garantir ao trabalhador uma renda extra. Para isso, os interessados podem contar com uma infinidade de sites e aplicativos para smartphones já bastante conhecidos do grande público.

Trabalho autônomo

Você também pode buscar trabalhos que complementem o seu salário, como motorista de aplicativo, entregador e ou passeador de PETs, em diversos aplicativos e empresas.

Renda passiva

Renda passiva é aquela gerada a partir de um esforço ou investimento único, como, por exemplo, as aplicações financeiras, que vão variar de acordo com o desemprenho de um indicador.

Após algum tempo, os lucros começam a surgir, trazendo segurança financeira para quem investiu nela. E o melhor: ainda existe a possibilidade de continuar ganhando, sem muito trabalho. Por isso, a renda passiva é considerada uma boa forma de ganhar mais dinheiro e garantir o seu futuro.

Ela também pode ser dividida em renda passiva com capital (quando você investe o seu capital para obter novas receitas) e renda passiva sem capital (quando você não precisa investir o seu capital para receber algo de volta, como uma pensão, direitos de imagem ou autoral, royalties, entre outros).

Existem inúmeras formas de ganhar dinheiro com uma renda passiva. São elas

Poupança

Tipo de investimento em que você deixa o seu dinheiro aplicado e recebe a valorização mensal. No entanto, há tempos a poupança não é considerada a melhor alternativa para o seu dinheiro, havendo outros investimentos de baixo risco que remuneram melhor.

Investimentos

Investimentos podem ser rentáveis a curto, médio ou longo prazo, e também de leve, moderado ou alto risco. De todos os exemplos de renda passiva, é o que oferece o maior número de opções, com inúmeros produtos financeiros podendo ser trabalhados ao mesmo tempo, por meio de uma carteira de investimentos diversificada.

Lucros

Quando alguém monta uma empresa e, após algum tempo de muito trabalho e esforço, a empresa ganha notoriedade e começa a caminhar sozinha e a colher bons frutos, a tendência é que essa pessoa comece a receber os lucros de seu trabalho.

Royalties

Projetos, invenções patenteadas, marcas registradas, obras de arte, poesias, músicas ou trilhas, roteiros de filmes, séries, novelas etc. Esses apenas alguns exemplos de criações que podem render a seus autores algum faturamento. A este faturamento, damos o nome de Royalties.

Aluguel

Resultado financeiro obtido através da locação de um imóvel residencial ou comercial. Também é possível ganhar dinheiro com renda passiva por meio do aluguel de carros, roupas, móveis, utensílios e tudo mais que se possa imaginar.

Renda extra

Cortar custos ou ganhar mais? Logicamente, é sempre muito importante buscar um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta. Não é sabido gastar mais do que se ganha. Nessas situações, há dois caminhos a serem seguidos: gastar menos dinheiro ou ganhar mais dinheiro. Um terceiro caminho seria optar pelas duas ações ao mesmo tempo.

Uma das formas de aumentar seus rendimentos é buscar uma renda extra, que complemente sua renda principal. Em outras palavras, renda extra é tudo aquilo que se busca ganhar a mais para você economizar sua renda ativa.

Renda fixa ou Renda variável: eis a questão

Na hora de investir o seu dinheiro em busca de rendimentos, é importante primeiramente saber quais são os seus objetivos e conhecer qual o seu perfil de investidor. Por exemplo, investidores de alto risco geralmente apostam em renda variável, como os ativos da Bolsa de Valores, que podem trazer retornos elevados e de forma mais rápida. No entanto, como os preços dos ativos podem sofrer constantes variações devido a vários fatores, não é possível fazer uma previsão de qual será o resultado dessa aplicação.

É importante conhecer os diferentes tipos de renda e o seu perfil de investidor se o seu objetivo é ganhar mais. Foto: Just dance / Shutterstock.

É importante conhecer os diferentes tipos de renda e o seu perfil de investidor se o seu objetivo é ganhar mais. Foto: Just dance / Shutterstock.

Já os investidores mais moderados preferem a renda fixa, que traz retornos mais estáveis e bem mais seguros. Nesta, é possível saber desde o início quanto o dinheiro irá render.

Mas como a sugestão dos especialistas é sempre diversificar sua carteira de investimentos, uma saída interessante pode ser investir em renda fixa e em renda variável ao mesmo tempo.

Segurança Vs. Risco

Uma das maiores diferenças entre esses dois tipos de renda é o risco inerente, que na renda variável é bem maior que na fixa. Contudo, não significa que não haja riscos nos ativos de renda fixa: sempre há algum risco. Mas vale lembrar que quanto maior o risco, maior será o ganho.

É certo que os ativos de renda fixa contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que, para valores de até R$ 250 mil, garante o pagamento caso o emissor quebre. Mas seu rendimento é pequeno quando comparado ao possível rendimento de uma renda variável.

Veja abaixo alguns exemplos desses dois tipos de renda:

Títulos Prefixados

Nesses títulos, o rendimento permanece o mesmo ao longo do tempo. São eles: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Câmbio (LC) e Tesouro Direto Prefixado.

Títulos Pós-Fixados

Nesse caso, o rendimento é atrelado a um indexador, como a Taxa Selic ou o CDI. Se o indexador subir, a rentabilidade aumenta. Mas se cair, também cai a sua rentabilidade.

São eles: Tesouro Direto Selic, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), CDB, Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e LC.

Títulos Híbridos

Existe a opção de títulos híbridos, que têm parte da sua rentabilidade fixa e outra parte variável. São eles: CDB, Tesouro Direto IPCA+, Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), LCI, LCA, LC

Tipos de Renda Variável

Veja abaixo alguns tipos de renda variável.

Ações

Investimento de renda variável mais conhecido. Investir em ações nada mais é do que comprar uma pequena fração de uma empresa, já que uma ação é uma parte do capital social dela.

Opções

Garante ao investidor o direito de comprar ou vender um ativo em uma data futura.

Fundos Imobiliários (FIIs)

São frações de empreendimentos, como shoppings, galpões logísticos ou lajes corporativas. Sua rentabilidade vem da valorização das cotas do fundo, que tem sua precificação diariamente pelos investidores.


Precisando de uma ajuda para organizar suas finanças pessoais? Preencha o formulário a seguir e baixe gratuitamente a nossa Planilha de Planejamento Financeiro

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Empréstimo para idoso: o GUIA completo sobre o assunto [2021]

O que você pode aprender com Warren Buffett, o investidor mais rico do mundo

Controle de hábitos: baixe grátis checklist de boas práticas financeiras

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: