Já é possível consultar os valores esquecidos em bancos pelos brasileiros. Segundo o Banco Central (BC), são R$ 8 bilhões referentes a saldos remanescentes de contas encerradas, tarifas indevidas e parcelas de empréstimo, entre outras coisas. 

Para que a população saiba se tem direito a receber algum montante, a instituição criou um site específico para as consultas, que já está funcionando. É através dele que todas as pesquisas devem ser feitas.

mulher consultando valores esquecidos em bancos

Crédito: tmcphotos - Blossom/shutterstock

Como consultar valores esquecidos em bancos

O site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ já está disponível para consulta desde 13/02. Nele é possível checar se você tem valores esquecidos em bancos. Caso tenha, poderá solicitar a transferência deles a partir do dia 07/03. 

Para realizar a consulta, bastará preencher o CPF ou o CNPJ, mas para sacar os recursos, será preciso ter cadastro Gov.br. Ou seja, caso não tenha, faça o cadastro gratuitamente no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).

É importante saber que apenas após acessar o sistema e, somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida por você entrará em contato para realizar a transferência de eventuais valores esquecidos em bancos por você. Essa instituição não pode pedir que você informe seus dados pessoais nem sua senha.

O BC também informa que não envia links nem entra em contato para tratar sobre os valores a receber, por isso nunca faça pagamentos para ter acesso a valores. Também não forneça informações pessoais a desconhecidos e também fique atento para não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, Whatsapp, SMS ou Telegram. Todo cuidado é pouco para não cair em golpes. 

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro

 


Leia também:

Restituição do IR: aberta consulta a lotes residuais 

PIS/PASEP: Saque do abono "esquecido" de 2019 será em março 

Como ganhar mais dinheiro e alcançar a longevidade financeira 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: