O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta. Um novo golpe contra aposentados e pensionistas já está na praça e preocupa as autoridades. O esquema consiste em informar falsamente aos segurados que eles estão em uma suposta lista de pedidos de benefícios negados pelo INSS. Essa fraude explora a vulnerabilidade de aposentados, criando situações de pânico e levando muitos a compartilhar informações pessoais com desconhecidos.
Recentemente, um segurado do Rio de Janeiro relatou ter sido abordado por um oficial de justiça. O contato foi sobre uma ação judicial em seu nome. O suposto processo mencionava um "indeferimento" de benefício. Nele, foi sugerido que o segurado estaria incluído em uma lista de solicitações de benefício negadas. Contudo, o INSS nega a existência de qualquer relação pública de benefícios negados acessível por terceiros.
De acordo com Flávio Souza, coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, a fraude foi notificada às autoridades judiciais. O INSS deu uma resposta oficial sobre o caso. Na nota, esclareceu que essa listagem não existe. Ainda afirmou que o acesso aos resultados de requerimentos é restrito aos segurados e seus representantes legais.
Souza explica que a divulgação de resultados é realizada somente para segurados. Além disso, todo contato é feito exclusivamente por meio de canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS e o site do INSS. O coordenador reforça que dados de benefícios não são compartilhados com terceiros. Qualquer abordagem com essa intenção deve ser vista com desconfiança.
Crédito: PitukTV/Shutterstock
Como proteger seus dados e evitar o novo golpe contra aposentados
O coordenador ainda orienta que os segurados protejam seus dados pessoais e desconfiem de abordagens suspeitas. Segundo ele, o INSS se comunica diretamente com os segurados por SMS, notificações no aplicativo, ligações telefônicas ou cartas com aviso de recebimento. O INSS recomenda cautela e destaca que, em caso de dúvidas, os aposentados devem usar o canal Fala.Br ou ligar para o número 135.
Denúncias são essenciais para prevenir novos casos. Caso o segurado suspeite que seus dados estejam sendo usados indevidamente, pode procurar a polícia para investigar possíveis fraudes. Esses cuidados são essenciais para que aposentados e pensionistas evitem cair em golpes cada vez mais sofisticados, mantendo suas informações pessoais seguras e protegidas.
Você sabia que o Instituto de Longevidade MAG conta com o serviço Atendimento INSS? Através desse benefício, que faz parte do Programa ViverMais, associados têm atendimento exclusivo para tirar dúvidas sobre o INSS, aposentadoria e benefícios previdenciários.
Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.
Leia também:
Golpes mais aplicados em idosos: conheça os 10 mais comuns no Brasil
Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos
Golpes do PIX: fraudes crescem no país; veja como se proteger