O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta. Um novo golpe contra aposentados e pensionistas já está na praça e preocupa as autoridades. O esquema consiste em informar falsamente aos segurados que eles estão em uma suposta lista de pedidos de benefícios negados pelo INSS. Essa fraude explora a vulnerabilidade de aposentados, criando situações de pânico e levando muitos a compartilhar informações pessoais com desconhecidos.

Recentemente, um segurado do Rio de Janeiro relatou ter sido abordado por um oficial de justiça. O contato foi sobre uma ação judicial em seu nome. O suposto processo mencionava um "indeferimento" de benefício. Nele, foi sugerido que o segurado estaria incluído em uma lista de solicitações de benefício negadas. Contudo, o INSS nega a existência de qualquer relação pública de benefícios negados acessível por terceiros.

De acordo com Flávio Souza, coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, a fraude foi notificada às autoridades judiciais. O INSS deu uma resposta oficial sobre o caso. Na nota, esclareceu que essa listagem não existe. Ainda afirmou que o acesso aos resultados de requerimentos é restrito aos segurados e seus representantes legais.

Souza explica que a divulgação de resultados é realizada somente para segurados. Além disso, todo contato é feito exclusivamente por meio de canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS e o site do INSS. O coordenador reforça que dados de benefícios não são compartilhados com terceiros. Qualquer abordagem com essa intenção deve ser vista com desconfiança.

Um senhor mexendo no celular, enquanto percebe que está caindo em um novo golpe contra aposentados. Crédito: PitukTV/Shutterstock

Como proteger seus dados e evitar o novo golpe contra aposentados

O coordenador ainda orienta que os segurados protejam seus dados pessoais e desconfiem de abordagens suspeitas. Segundo ele, o INSS se comunica diretamente com os segurados por SMS, notificações no aplicativo, ligações telefônicas ou cartas com aviso de recebimento. O INSS recomenda cautela e destaca que, em caso de dúvidas, os aposentados devem usar o canal Fala.Br ou ligar para o número 135.

Denúncias são essenciais para prevenir novos casos. Caso o segurado suspeite que seus dados estejam sendo usados indevidamente, pode procurar a polícia para investigar possíveis fraudes. Esses cuidados são essenciais para que aposentados e pensionistas evitem cair em golpes cada vez mais sofisticados, mantendo suas informações pessoais seguras e protegidas.


Você sabia que o Instituto de Longevidade MAG conta com o serviço Atendimento INSS? Através desse benefício, que faz parte do Programa ViverMais, associados têm atendimento exclusivo para tirar dúvidas sobre o INSS, aposentadoria e benefícios previdenciários.

Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.

Leia também:

Golpes mais aplicados em idosos: conheça os 10 mais comuns no Brasil

Golpes e fraudes: especialista revela a tática usada por criminosos

Golpes do PIX: fraudes crescem no país; veja como se proteger

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: