Cada vez mais as pessoas têm alcançado mais anos de vida. De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a longevidade média dos cidadãos do mundo deve ultrapassar os 77 anos até meados deste século. Mas existem países onde as pessoas vivem mais. Você imagina quais são?

É fato que a longevidade varia muito ao redor do globo e está muito relacionada ao nível de renda. Na África Central, por exemplo, é de somente 53 anos, enquanto em países europeus, como Mônaco, chega a 87. Ele está, inclusive, no primeiro lugar entre os países onde as pessoas vivem mais.

Hong Kong é um dos países onde as pessoas vivem mais

Foto: ESB Professional/ Shutterstock

Conheça os 10 países onde as pessoas vivem mais

1. Mônaco

É considerado o segundo menor país do mundo, com população de 31 mil habitantes. A economia é bastante movimentada pelo turismo, em razão dos cassinos de luxo e das corridas de fórmula 1. 

2. Hong Kong

A ilha fica no sudoeste da China e tem 40% do seu território voltado a parques e reservas naturais. Por conta da preservação ambiental, tem uma grande quantidade de arranhas-céus.

3. Macau

Conhecida como “Vegas do Oriente”, Macau fica na China, mas foi colônia portuguesa por quatro décadas. O idioma, inclusive, é o português. 

4. Japão

Um dos países onde as pessoas vivem mais, o Japão tem o maior número de centenários do mundo: 48 a cada 100 habitantes. Pesquisas atribuem à alta longevidade especialmente à qualidade da alimentação.

5. Liechtenstein

O principado alemão tem uma das maiores rendas per capita do mundo: cerca de US$ 118 mil. Tem apenas 160 quilômetros quadrados e uma economia bem desenvolvida e industrializada.

6. Suíça

Conhecida em todo o mundo por seu chocolate de alta qualidade, a qualidade de vida impera no País. Para se ter ideia, em quase todas as cidades há fonte com água cristalina e potável mantidos pelo governo. O país também tem uma das maiores malhas ferroviárias da Europa.

7. Cingapura

Era uma ilha pobre, mas se tornou um dos maiores centros financeiros do mundo. Tem uma localização privilegiada e sua população fala chinês e inglês.

8. Itália

A dieta mediterrânea pode explicar em boa parte a longevidade dos cidadãos italianos. Na Ilha da Sardenha, por exemplo, a maioria dos habitantes passa dos 100 anos.

9. Coreia do Sul

É um país marcado por megalópoles, com nove cidades que abrigam mais de 

um milhão de habitantes. É referência em diversas áreas tecnológicas, inclusive na saúde.

10. Espanha 

A dieta mediterrânea ajuda a explicar a longevidade espanhola, além da prática da caminhada. Um estudo mostrou que 76% da população faz um passeio três ou quatro vezes por semana por pelo menos 10 minutos. 

Características comuns dos países mais longevos do mundo

Além do nível de renda, existem algumas características comuns nos países que ocupam os primeiros lugares no ranking dos países onde as pessoas vivem mais. 

Entre essas características estão: 

  • São países onde existe um propósito na vida;
  • São países onde os laços familiares são cultivados;
  • São países onde as pessoas realizam atividades diferentes para sair da rotina; 
  • São países onde há um maior cuidado com a alimentação. As pessoas comem sem atingir a saciedade e têm uma dieta balanceada, além de praticarem atividade física;
  • São países onde é forte o senso de comunidade. As pessoas fazem parte de grupos para cultivar a fé e aumentar seu senso de humanidade.

Se você tem planos para o futuro e deseja saber como se organizar, baixe a planilha dos sonhos. Veja qual é o melhor caminho para conquistar os seus maiores desejos.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Leia também:

Envelhecimento Sustentável: você sabe o que é isso?

Pesquisadores revelam 5 hábitos que vão te fazer viver mais 

Blue zones: regiões concentram longevidade e saúde

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: