Depois do advento da internet, na década de 1990, a vida se tornou mais fácil para aqueles que morrem de curiosidade sobre mitos e informações e buscam saber de tudo o tempo todo. Um levantamento realizado em 2017 pela empresa Cumulus Media trouxe alguns dados impressionantes sobre a rede mundial de computadores: a cada 60 segundos, 156 milhões de e-mails são trocados, 16 milhões de mensagens de texto são enviadas, 4,1 milhões de vídeos são assistidos no Youtube e 3,5 milhões de pesquisas são realizadas no Google.

Números astronômicos como esses, só podem significar uma coisa: uma informação postada em uma rede social leva alguns poucos segundos para se espalhar por todo o mundo. Com tanta velocidade, é mais que normal que a quantidade de notícias falsas que circulam hoje na internet seja absurda e que novos mitos surjam a cada instante. Bem diferente dos boatos de antigamente, que demoravam dias, meses e até anos para se espalhar, as Fake News viajam na velocidade da luz e podem causar um grande estrago.


Quer se manter atualizado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade a quem tem mais de 50 anos


Por outro lado, a internet também nos dá possibilidades infinitas de comprovar qualquer informação com poucos cliques. Mesmo assim, alguns mitos têm resistido ao tempo e às novas tecnologias e continuam fazendo a cabeça de milhares de brasileiros. Verdade ou mito? Crendices ou sabedoria popular? Separamos alguns deles para desmentir à luz da ciência, mas a lista é infinita. Veja abaixo 15 mitos que insistimos em acreditar:

 

  1.  O frio causa resfriados

Os resfriados são infecções benignas causadas por vírus que se espalham pelo ar quando uma pessoa com resfriado tosse, fala ou espirra. Sua transmissão ocorre por vias aéreas, quando essas gotículas penetram na garganta ou no nariz de uma pessoa não infectada. A relação com o frio se dá devido ao fato de frequentarmos lugares fechados quando a temperatura externa está muito baixa. O clima frio também pode debilitar o sistema imunológico, o que abre a porta para os resfriados.

 

  1.  Estalar os dedos causa artrite

O som que sai das articulações quando estalamos os dedos é resultado de bolhas de gás ali acumuladas. Médicos ortopedistas e fisioterapeutas garantem que o ato não tem efeitos nocivos e, em alguns casos, podem até causa alívio.

 

  1.  Um chiclete engolido demora sete anos para ser digerido e pode até matar

Mais um mito que atormentou nossa infância. Imagine passar sete anos com um chiclete dentro da barriga? Com exceção da goma, todos os outros componentes do chiclete são facilmente digeridos no ambiente ácido do estômago. A goma, por sua vez, será eliminada de alguma forma. Contudo, vale ressaltar que uma quantidade muito grande de chicletes engolidos pode causar problemas no sistema digestivo, como constipação. Aliás, tudo em excesso faz mal, não é mesmo?

 

  1.  Urina alivia a queimadura por água-viva

Essa não é lá uma boa ideia para aliviar a dor. Alguns médicos até garantem que os efeitos são inversos, podendo mesmo piorar o problema. O mais indicado é remover os tentáculos, caso algum tenha ficado preso à sua pele. Em seguida, jogue vinagre ou outro líquido de acidez semelhante e deixe agir por algum tempo. Para finalizar, utilize algum objeto, como um cartão bancário, para raspar suavemente o local e retirar qualquer resquício que tenha ficado sobre a pele.

 

  1.  Café forte anula os efeitos de uma boa bebedeira

É sabido que a cafeína causa excitação e ansiedade. Seu efeito vasoconstritor leva a uma contração das veias e artérias, dificultando a circulação sanguínea e acelerando os batimentos cardíacos. Num primeiro momento, tantos efeitos seriam suficientes para reverter o estado de moleza e sonolência causados pelo álcool. Contudo, cientistas descobriram recentemente que a cafeína pode melhorar o cansaço causado pelo consumo excessivo de álcool, mas não retira a tontura, nem melhora os reflexos motores. E uma pessoa mais ativa e sem reflexos poderá, certamente, cometer falhas ainda mais perigosas. Nesses casos, o melhor é beber bastante água e dormir um pouco.

 

  1.  Água com açúcar acalma os nervos

Nesses casos, a melhor receita é mesmo partir para o bom e velho chá de camomila ou algum medicamento leve à base de maracujá. Estudos científicos mostraram que os grãos de açúcar dissolvidos na água induzem à liberação de serotonina, mas a reação pode demorar mais tempo que o necessário.

 

  1.  Engolimos oito aranhas por ano enquanto dormimos

Eu, particularmente, tenho ânsias de vômito todas as vezes que imagino essa possibilidade. Felizmente, o mito foi desmentido em uma publicação datada de 1954, que assegura que as aranhas têm mais medo do homem do que o homem delas. Por isso, elas também farão questão de passar longe de você.

 

  1.  Soprar o machucado ajuda a aliviar a dor

Assoprar um ferimento significa jogar diversas bactérias sobre ele. Por isso, a técnica vem sendo cada vez mais combatida por médicos e profissionais da área da saúde. Bom mesmo é lavar o machucado com água abundante e sabão neutro.

 

  1.  Nunca desperte um sonâmbulo

Você já foi acordado(a) de um sono profundo? Então conhece o incômodo que é e a desorientação que nosso organismo sofre quando isso acontece, correto? Pois bem, o mesmo acontece quando um sonâmbulo é acordado. Mas, bem diferente do que se imaginava antigamente, não há riscos de infarto nem de coma. O único problema é que, se o sonâmbulo estiver de pé, ele provavelmente sofrerá uma queda brusca ao ser acordado. O melhor é conduzi-lo de volta à cama.

 

  1.  Se alguém urinar na piscina, um componente químico fará com que a água fique vermelha

Bem maior que a vergonha de ser desmascarado(a) por uma coloração vermelha ao seu redor são os riscos à saúde que os frequentadores da piscina correrão se todos se sentirem seguros para urinar dentro da água. De acordo com o mercado de produtos para piscina, não há nenhum composto que reaja apenas à urina e não a outros componentes orgânicos similares. Em todos os casos, prefira sair da água e ir ao banheiro. Dessa forma, todos ficarão felizes e saudáveis.

 

  1.  Pasta de dente ou manteiga aliviam as dores de uma queimadura por fogo

Esses produtos não só não ajudam a aliviar as dores como também atrapalham na hora de realizar uma perfeita assepsia no local da queimadura. O mais indicado a se fazer nesses casos é colocar a lesão sob água corrente, preferencialmente gelada, até aliviar a dor. Se aparecerem bolhas no local, procure um médico e – em nenhuma hipótese – estoure as bolhas.

 

  1.  Bolo quente dá dor de barriga

Você pode até ter dor de barriga se comer muito doce ou qualquer alimento em grande quantidade, mas a temperatura do alimento, certamente, não irá provocar o funcionamento inesperado do seu intestino. Quando a comida passa pelo esôfago, o corpo já se adapta à sua temperatura e o restante do aparelho digestivo nem vai notar sua temperatura. Na verdade, a advertência é para que o bolo não seja todo devorado antes que todos cheguem à mesa e possam provar um pedaço. Combinado?

 

  1.  Ovos marrons são mais saudáveis que os brancos

O que vai determinar a cor do ovo é a espécie da galinha. Cientistas acreditam que a coloração esteja relacionada a células presentes no útero do animal: aves de penas brancas colocam ovos brancos, enquanto que aves avermelhadas colocam ovos de coloração avermelhada. Seu sabor e a quantidade de nutrientes não sofrem qualquer alteração. E mesmo alterações na cor da gema são causadas pela alimentação da galinha, assim como a grossura da casca varia de acordo com a idade do animal.

 

  1.  Morcegos não enxergam

Mentira! Embora eles usem a ecolocalização para caçar e se localizar, já que têm hábitos noturnos e costumam habitar a escuridão das cavernas, a maioria dos morcegos enxerga muito bem.

 

  1.  O nosso Astro Rei é uma grande bola de fogo amarela boiando no espaço

Cientistas descobriram que a reação que acontece no sol é nuclear, e não química. O que significa que, embora o sol esteja brilhando, ele não está em chamas. E, pasmem, sua cor é branca! A coloração amarelada acontece devido à nossa atmosfera. Mas a maior cascata disso tudo ainda está por vir: as fotografias de astronautas frequentemente são retocadas para que o sol seja visto da forma como estamos acostumados.

 

Compartilhe com seus amigos