Acredite: boa parte dos casos de demências pode ser evitado. E, para isso, não é necessária nenhuma mágica, mas a adoção de hábitos simples, que podem ajudar na prevenção do Alzheimer, inclusive.

Tem mais: “As ações de prevenção são muito semelhantes para muitas doenças”, segundo o presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), Carlos André Uehara. Ou seja, incorporar essas pequenas mudanças no dia a dia pode colaborar para reduzir a incidência de outros problemas de saúde também.

A seguir, os médicos Carlos André Uehara, da SBGG, e Kaue de Cezaro dos Santos, do Consulta Aqui, assim como a neuropsicóloga Gislaine Gil, do Trasmontano Saúde, esclarecem quais são os hábitos que vão te ajudar na prevenção do Alzheimer.

Hábitos para prevenir Alzheimer

Veja o que ajuda na prevenção do Alzheimer

1. Faça exercícios físicos

Quer reduzir as chances de apresentar declínio cognitivo e, de quebra, melhorar quadros de hipertensão, estresse e obesidade? Faça exercícios físicos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a prática de atividade também para quem já apresenta algum comprometimento cognitivo leve.

2. Alimente-se de forma saudável

Investir em refeições com frutas, verduras e legumes, além de gorduras boas, peixes e carnes magras, e reduzir o consumo de sal, açúcar e processados são formas de minimizar os riscos de ter Alzheimer. Atualmente, muitos especialistas têm defendido as dietas mediterrânea e dash.

O controle do peso e a ingestão de alimentos saudáveis ajudam a afastar a sombra da obesidade. Ela está ligada à síndrome pré-diabetes e metabólica. Anomalias na insulina levam a um quadro de aumento da inflamação e de altas concentrações de glicose no sangue, mecanismos que prejudicam a cognição.

3. Treine seu cérebro

“O treino cognitivo realizado com especialistas reduz o risco de Alzheimer ao longo do tempo”, afirma Gislaine Gil, neuropsicóloga do Transmontano Saúde. Ela explica que a memória que normalmente se altera no Alzheimer é a declarativa episódica. Ou seja, aquela em que é preciso “parar e pensar para ter uma informação, pois não é automática”.

Segundo a especialista, para obter resultados específicos, jogos ou palavras-cruzadas nem sempre são suficientes. “Um neuropsicólogo vai fazer com que a pessoa lembre nomes e conteúdo de um texto. É um treino específico.”

4. Fortaleça vínculos sociais

“Esse é um fator de prevenção e de melhora do desempenho cognitivo, independentemente da idade”, diz a neuropsicóloga, reforçando que os contatos sociais estimulam diversas regiões do cérebro. Para fortalecê-los, marque uma visita ao museu ou ao parque, telefone, combine um almoço ou mesmo envie mensagens. As interações não devem se limitar ao mundo virtual.

Um grupo de amigos, três homens idosos, em uma área aberta, sorrindo. Imagem para ilustrar a matéria sobre prevenção do Alzheimer.Crédito: Monkey Business Images/Shutterstock

Para Gislaine, vale também reconhecer o lado bom das demais pessoas e fazer mais elogios. “Hoje nossa comunicação tem sido pouco assertiva e as pessoas estão sempre olhando aquilo que não é bom. Isso é algo que acaba afastando as pessoas de nós.”

5. Trate a hipertensão

Pesquisadores nos EUA descobriram que pessoas com pressão arterial acima da média mostravam mais tecido cerebral morto causado por derrames. O estudo, feito com 1.288 pessoas, foi publicado na “Neurology”.

A recomendação de especialistas é tentar manter a pressão sob controle, com visitas a cardiologista e sem recorrer à automedicação. Controlar o peso e o estresse também contam pontos para combater a hipertensão.

6. Cuide da audição para prevenção do Alzheimer

Um estudo que envolveu cientistas de sete países, publicado na revista científica “Lancet”, destacou que evidências sugerem que problemas auditivos podem aumentar o risco de demência na velhice. Ou seja, o recomendado é fazer acompanhamento periódico – e procurar um especialista quando detectar sinais de perda de audição.

7. Controle o diabetes

Além de regular a quantidade de açúcar no sangue, a insulina protege os neurônios. O diabetes provoca resistência a esse hormônio, causando uma resposta inflamatória. Como consequência, os vasos perdem flexibilidade e ficam mais maleáveis, prejudicando a cognição.

Segundo especialistas, o ideal é manter a doença sob controle. Para isso, é preciso considerar consultas regulares ao médico e manter uma alimentação balanceada.

8. Cultive a espiritualidade

“Se a gente for para a linha de que provavelmente os quadros demenciais têm um componente vascular, a gente tem que pensar em prevenir derrames, pequenas isquemias no cérebro, doenças isquêmicas do coração”, diz o presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), Carlos André Uehara.

Nesse sentido, desenvolver a espiritualidade pode ajudar. Entre esses comportamentos estão a resiliência e a adoção de uma vida mais simples, sem tanto estresse.

“A meditação vem combinada à espiritualidade. Aqui no Ocidente está na moda o mindfulness. Isso faz com que a gente viaje pelo autoconhecimento. Tem que esvaziar a mente, atingir um ponto de calmaria.”

9. Pare de fumar

Esse é mais um consenso entre médicos de diversas especialidades: o tabagismo aumenta o risco de desenvolver diversas doenças, incluindo demências. O cigarro tem neurotoxinas e o hábito impacta negativamente a saúde cardiovascular. Como consequência, menos oxigênio vai para o cérebro.

10. Estude bastante para prevenção do Alzheimer

Desenvolver-se intelectualmente é uma forma “de ‘mascarar’ a progressão da doença”, segundo o neurologista Kaue de Cezaro dos Santos, do centro médico Consulta Aqui. Ele explica que, quando há vasto conhecimento, mesmo que se esqueça uma palavra, por exemplo, o cérebro usa um sinônimo, tornando o Alzheimer menos perceptível.

Santos exemplifica com o caso de uma pessoa que queira dizer “acenda o forno”. Se ela esquecer a palavra forno, “o cérebro rapidamente procura uma palavra sinônima e [ela] diz: ‘acenda o fogão’”.

Quando a bagagem cultural é pequena, essas alterações de memória são mais explícitas. “Uma vez esquecida a palavra, não temos como substituí-la, criando um espaço em branco e tornando a demência mais evidente.”

O neurologista recomenda a leitura de temas variados, o estudo de idiomas e o aprendizado de várias formas de fazer uma mesma ação. Essas, segundo ele, são ações mitigadoras para demências.


Cuidar da saúde é essencial para garantir um envelhecimento pleno. Pensando nisso, o Instituto de Longevidade criou o Programa de Benefícios ViverMais

Como associado, você terá acesso a descontos em medicamentos, consultas médicas virtuais, cursos de aprimoramento profissional, tranquilidade por meio de seguro de vida e outros serviços pensados para proporcionar mais qualidade de vida após os 60 anos.

Leia também:

Acidentes domésticos são mais comuns do que imagina; saiba como evitá-los

A vida após os 60 anos: saiba o que é mito e o que é verdade sobre o envelhecimento

Melhorar a saúde mental depois dos 60 é possível: veja 10 dicas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: