“Temos certeza que vamos surpreendê-la neste Dia das Mães. Já está tudo organizado: da cesta de café da manhã, que agendamos a entrega, aos convites para um encontro online que vai reunir 37 familiares – filhos, genros, noras, netos, bisnetos e até irmãos que moram fora do Brasil”, conta a dentista Paula Medeiros, explicando como driblou a quarentena para homenagear sua mãe, Regina, que tem 80 anos e está em isolamento social desde março.

Criatividade e muito planejamento são essenciais neste ano, e não faltam ideias, como a Joia Biográfica Musical, idealizada por Carlos Alberto Durães. Nela, de 10 a 50 amigos ou familiares partilham uma música e histórias marcantes que tenham vivido com a pessoa homenageada. “Não precisam ser grandes e épicas; às vezes, pequenas cenas do cotidiano são tesouros que ficam guardados conosco”, explica. O material, que é enviado pelos participantes por WhatsApp, vira um minidocumentário em áudio.

“Um primor de presente que recomendo a todos”, define o professor Clayton Alok. “Decidi presentear minha mãe com algo capaz de abrir seu coração e enchê-lo de mais e mais amor por parte de pessoas queridas que, de alguma forma, viveram e vivem momentos importantes ao seu lado. Mas fui surpreendido com outra coisa: ao mesmo tempo em que ela recebia tanta demonstração de afeto, os corações das pessoas envolvidas, inclusive o meu, foram desabrochando e momentos de muita emoção tomaram conta de todos.”

Para Durães, o Dia das Mães é uma data “muito impactante emocionalmente”, que merece algo especial. “E, neste momento que muitos familiares não poderão estar juntos fisicamente, a Joia se torna uma forma de encontro não só com as pessoas mais importantes das nossas vidas como também com as nossas raízes e com as memórias que cada pessoa guarda de nós, com momentos que nos marcam na infância, na adolescência e na maturidade e que todos envolvidos carregam muita gratidão. É uma celebração da nossa existência.”

Sem tempo para uma grande produção, o operador financeiro Marcos Mion optou pelo clássico: flores, champanhe e brigadeiros – Flores Online e Giuliana Flores oferecem esse serviço em quase todo o país. “São três coisas que ela ama”, justifica. Já a publicitária Teresa Marques está pesquisando na plataforma colaborativa Apoie o Local um fornecedor próximo à casa da sua mãe para encomendar um almoço especial. “É uma forma de ela sair da cozinha e de eu ajudar um pequeno comerciante que está em dificuldades depois da pandemia.”

Dia das Mães: 5 ferramentas para se conectar com ela

Assim como a família Medeiros, muitas outras vão recorrer, neste ano, à tecnologia para reunir a família no Dia das Mães. Abaixo, o portal do Instituto de Longevidade traz cinco ferramentas gratuitas para encontros que podem reunir em uma mesma tela de 3 a 50 convidados. Confira:

Hangouts

O app de bate-papo do Google possibilita chamadas de vídeo com até 10 pessoas. No smartphone, basta tocar no ícone +, ir em nova videochamada e escolher quem vai convidar para a conversa. Informando o seu número de telefone, ele integra-se aos seus contatos.

Instagram

Além de postar uma foto, um vídeo ou um story para a sua mãe, a plataforma permite um bate-papo por vídeo entre você e ela e até mesmo num grupo da família. Para isso, basta clicar no ícone de câmera localizado na parte superior de uma mensagem direta.

WhatsApp

O “zap zap” das mães deve bombar no domingo, mas o app mais famoso do mundo, com 1 bilhão de downloads, permite ligações de voz e chamadas de vídeo para grupos de até 4 pessoas. Clique no ícone do telefone ao alto e escolha “nova ligação em grupo”.

Skype

Pioneiro em videochamadas, permite reunir até 50 pessoas no ambiente virtual. Um dos seus recursos cria um link para a conversa, que pode ser compartilhado com as pessoas que deseja convidar para o encontro online.

Zoom

Conhecido pela qualidade dos vídeos, permite videochamadas com até 25 pessoas por 40 minutos, em sua versão gratuita. O anfitrião precisa abrir uma conta para convidar os participantes por SMS ou link.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: