O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que tem por objetivo principal promover a nutrição, a hidratação intensiva e a reconstrução dos fios. É um tratamento realizado em várias etapas e que pode ser feito no salão de beleza ou até mesmo em casa, já que o processo não é complicado e envolve o uso de produtos fáceis de serem encontrados no mercado.

De acordo com o especialista e cabeleireiro Olivier Costa, o cronograma capilar é um planejamento que se faz para cuidar do cabelo de forma correta. “O nosso cabelo já tem suas propriedades naturais", afirma o especialista. "No entanto, é muito importante fazer a reposição de água para manter o equilíbrio hídrico e conservar a integridade da fibra para ter cabelos nutridos e macios”.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para Danilo Carvalho, diretor de educação da Alfaparf Milano, o tratamento pode ser aplicado a todas as pessoas que desejam ter cabelos saudáveis. Mesmo que os fios estejam muito danificados, o cronograma capilar pode ser a solução ideal, pois é um método que consegue avaliar as reais necessidades de cada pessoa.

Quem pode fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar é indicado para todas as pessoas que utilizam processos químicos, como coloração, descoloração, escova progressiva ou alisamentos em geral. “Ele também se destina a cabelos desgastados com a ação do tempo ou por causa da utilização de ferramentas térmicas, como prancha e secador”, explica Costa.

É um tratamento que pode ser usado em cabelos de qualquer tipo. Os fatores externos que prejudicam os fios podem danificar dos mais lisos até os crespos, independentemente da textura ou curvatura.

O primeiro passo é sempre o diagnóstico

Antes de começar o tratamento, é fundamental fazer um diagnóstico para analisar a real necessidade dos seus cabelos. Assim, é possível saber quais são os nutrientes certos para a saúde dos seus fios. “Um diagnóstico preciso vai avaliar sua estrutura capilar para definir se ela está saudável ou danificada”, conta Carvalho. 

Ele explica que, no caso de um fio saudável e com cutículas fechadas e alinhadas (ou seja, que absorvem e retêm os nutrientes), o ideal é usar produtos à base de minerais hidratantes. Já em estruturas saudáveis, mas com as cutículas abertas (expostos a lesões externas), produtos com maior carga de lipídios são os mais indicados. 

Quando os fios estiverem danificados e com as cutículas abertas, é recomendado ficar atento e fazer uso de produtos ricos em proteínas reconstrutoras. “Nesses casos, é preciso fazer um tratamento para a recuperação das proteínas perdidas e, depois, passar pelo estágio de reposição exata dos lipídios. Para finalizar, fazer a manutenção das cutículas através dos minerais hidratantes”, orienta Carvalho. E enfatiza: "Um dos principais vilões do cronograma capilar é justamente o diagnóstico impreciso e a falta de manutenção adequada".

Antes de montar seu cronograma, é possível descobrir se seu cabelo precisa mais de hidratação, nutrição ou reconstrução com um teste bem simples. Basta colocar um fio de cabelo em um copo com água para checar a sua porosidade. Se ele boiar totalmente, significa que seu cabelo precisa de hidratação; se ficar no meio, quer dizer que precisa ser nutrido; e caso ele afunde, a reconstrução é o melhor caminho. 

Etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar se resume em três etapas essenciais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Hidratação

A hidratação é responsável por repor a água natural e os nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Ela é responsável por combater o ressecamento e garantir a flexibilidade contra a quebra e a sensação de maciez nos fios. A hidratação pode ser feita ao menos uma vez por semana.

Produtos

As máscaras hidratantes mais recomendadas são aquelas que contêm os seguintes ingredientes: pantenol, manteiga de oliva, óleo de coco e babosa.

Como fazer

A máscara pode ser usada logo após o shampoo e não precisa ser seguida de condicionador. O tempo de hidratação depende do produto escolhido, por isso fique sempre atento às recomendações da embalagem.

Nutrição

A nutrição protege o cabelo contra agressões diárias que provocam ressecamento, frizz e enfraquecimento da fibra capilar por meio da reposição de lipídios, deixando os fios macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Ela repõe a oleosidade natural dos fios e é bastante indicada para cabelos cacheados e crespos, que costumam apresentar maior tendência ao ressecamento. Assim como a hidratação, a nutrição também pode ser feita ao menos uma vez por semana, dependendo do estado do cabelo.

Produtos

Os melhores produtos para a nutrição do cabelo são os seguintes: óleo de rícino, óleo de coco, óleo de argan, óleo de manga, óleo de girassol, óleo de abacate, manteiga de cacau, manteiga de karité e azeite de oliva.

Como fazer

A nutrição pode ser feita de três maneiras:

Máscaras para nutrição, com cremes compostos de óleos ou manteigas. As máscaras podem ser usadas durante o banho e têm uma ação mais rápida.

Umectação com óleo vegetal, em que o cabelo fica de molho com óleos vegetais por cerca de meia hora. Depois, ele é lavado normalmente.

Umectação noturna, ideal para os fios mais ressecados. Aqui, óleos vegetais podem ser aplicados no cabelo, que fica de molho à noite toda, durante o sono. Ele pode ser lavado normalmente pela manhã.

Reconstrução

A reconstrução é a etapa mais potente do cronograma. Ela age em cima dos fios extremamente danificados, quebradiços e opacos, repondo proteínas, aminoácidos e queratina. A quantidade de vezes que a reconstrução deve ser feita no mês depende do estado do cabelo.

Produtos

Os ingredientes essenciais para uma boa reconstrução capilar são: colágeno, queratina, creatina, arginina e cisteína.

Como fazer

Após lavar o cabelo, aplique o produto de reconstrução nos fios e deixe de molho por dez minutos. Depois, aplique uma máscara hidratante em cima do produto e deixe de molho por mais dez minutos. Em seguida, enxague bem o cabelo.

cronograma capilar

Crédito: New Africa/Shutterstock

Como manter o cuidado em casa

Carvalho explica que é possível fazer o cronograma capilar em casa, mas reforça que é preciso se atentar às três fases do processo: limpeza, com um shampoo indicado por um profissional; cuidado, com máscara ou condicionador com leave-in; e brilho, com um finalizador para ampliar o brilho dos fios.

Já Costa enfatiza a importância das máscaras nutritivas. “Elas contêm base de óleos, como argan e macadâmia, além de manteiga de karité ou pistache, que são ótimos para nutrir e hidratar os fios”. 

Principais erros

Para cuidar do cabelo, é importante também saber o que deve ser evitado. Costa aponta que pular etapas do tratamento e manter vícios, como excesso de química, prancha e secador, pode ser bastante prejudicial. 

“Expor o cabelo a condições climáticas, como sol em excesso, pode provocar um desgaste nos fios. Durante o período de tratamento, é imprescindível manter a integridade do cabelo e, o principal: evitar processos químicos”, explica o cabeleireiro.

O cronograma capilar na vida real

A analista de marketing Clara Vasques começou a fazer uso da técnica logo após a transição capilar, quando deixou de usar procedimentos químicos para deixar os fios crescerem naturalmente. Ela conta que precisou reaprender a lidar com o cabelo, que deixou de ser liso para assumir o cacheado. 

Por causa dessa mudança, seus fios ficaram danificados e começaram a exigir novos cuidados. “Comecei a ler e estudar sobre o assunto e vi que o cronograma era a melhor forma de resgatar a saúde capilar. É prático, mais barato e não depende de idas frequentes ao salão”, garante a analista.

Clara explica que seu cabelo é uma mistura de cacheado com crespo, mas prefere usá-lo cacheado e bem definido. “No início, era bem mais difícil conseguir esse resultado”. Não demorou muito para perceber a diferença depois que começou o cronograma. “Agora ficou mais fácil definir e meu cabelo consegue se sustentar por mais dias”, relata.

Entre as mudanças provocadas pelo cronograma capilar, também veio a melhora da autoestima. “Eu odiava quando meu cabelo ficava seco e poroso, achava horrível. Hoje ele é bem mais hidratado, brilhoso e macio. As pessoas até costumam elogiar, falando que está visivelmente bem tratado”, conta Clara.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: