A economista Myra Strober, até sua aposentadoria em 2016, ministrava um curso amplamente renomado na Universidade Stanford (EUA). Com expertise em questões de gênero no contexto do emprego e do ambiente doméstico, as aulas eram muito disputadas. Nelas, a professora se dedicava a resolver conflitos relacionados às dificuldades nos relacionamentos financeiros e desenvolveu a teoria dos Cinco Cs. Com base em sua vasta experiência, ela testemunhou uma série de decisões equivocadas:

“As pessoas compartilham experiências, mas não falam sobre a forma como lidam com suas finanças, embora o orçamento de cada uma delas diga muito sobre seus valores. Se você trabalha duro e gosta de gastar nas férias, é bom procurar alguém que pense de modo semelhante, ou o embate será inevitável. Se o relacionamento está se tornando sério, o melhor é não fugir dos temas espinhosos”.

Em 2018, surgiu a parceria entre a professora e Abby Davisson, uma ex -aluna que foi totalmente influenciada pelas aulas e aplicou os conhecimentos em seu relacionamento. A dupla decidiu lançar um livro baseado nas aulas e assim surgiu o “Money and love: an inteligente roadmap for life´s biggest decisions” (“Dinheiro e amor: um roteiro inteligente para as principais decisões da vida”).

O livro tem foco em evitar arrependimentos. De acordo com Myra, em uma palestra on-line:

“O ser humano não gosta da incerteza e, num momento de estresse, tende a fazer escolhas apressadas, porque acha que o que importa é tomar uma decisão. No entanto, quanto mais você antecipa cenários, menos se arrepende. O caminho é desacelerar e pensar com tranquilidade”.

As autoras do livro que ensina os Cinco Cs para evitar conflitos entre amor e dinheiro. Abby Davisson (à esquerda) e Myra Strober, autoras de “Money and love: an inteligente roadmap for life´s biggest decisions” - Crédito: Divulgação

Os Cinco Cs para evitar conflitos

A estrutura do livro é fundamentada em Cinco Cs. Neles, cada um representa uma etapa a ser seguida. De acordo com as autoras, esse roteiro pode ser aplicado em diversas situações além do relacionamento. Como por exemplo encontrar a pessoa adequada, decidir sobre ter ou não filhos, planejar o desenvolvimento das carreiras de ambos os parceiros, lidar com mudanças de cidade, enfrentar um divórcio e até mesmo cuidar de pais idosos.

Confira os Cincos Cs e suas devidas traduções abaixo:

  1. Clarify (em português, esclarecer): refletir calmamente para determinar o que é mais relevante para você.
  2. Communicate (em português, comunicar): a compreensão de que não somos seres isolados. É preciso compartilhar planos e ouvir as pessoas envolvidas para encontrar soluções.
  3. Choices (em português, escolhas): não devemos pensar que há apenas duas opções, tudo ou nada. Na verdade, geralmente existem diversas possibilidades que merecem ser consideradas.
  4. Check-in (em português, verificação): ouvir aqueles que passaram por situações semelhantes é algo valioso. Assim é possível aprender com diversas experiências.
  5. Consequences (em português, consequências): é preciso considerar não apenas os desdobramentos imediatos, mas também os de médio e longo prazo.

Myra pontua que pessoas ricas podem, de fato, ter mais opções. Porém, as tomadas de decisão acontecem em todos os casos. Por isso, entender e aplicar os Cinco Cs pode ser relevante para todos. Já Abby sugere fazer testes antes de praticar mudanças. Como por exemplo passar um mês na cidade em que se planeja morar para entender como o lugar funciona. “É a maneira de se aproximar da experiência de forma realista e coletar o máximo de informações”, completa.


Realizar planos, seja em casal ou não, requer planejamento e foco. Baixe a planilha exclusiva do Instituto de Longevidade e como alcançar as suas metas e seus sonhos!

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Leia também:

Felicidade e dinheiro: uma reflexão necessária sobre essa relação

Viajar faz bem para a saúde e é um dos segredos para a longevidade

Relacionamento durarouro para pessoas com mais de 50 anos: o que os casais procuram?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: