Conheça histórias inspiradoras, como o incrível "Casal 200", que se conheceu na infância e está junto há 100 anos

A campanha da Reserva alusiva ao Dia dos Namorados surpreendeu positivamente ao estimular o pertinente e relevante debate sobre o preconceito de idade (etarismo).

As imagens publicitárias, baseadas em um casal real de idosos, conseguiram sensibilizar através de uma linguagem poética e foram precisas em transmitir o recado de que amar e viver não tem idade nem limites. Imediatamente, a ação da marca viralizou.

Dia dos Namorados também é dia de desconstruir estereótipos etários

Crédito: Reprodução do Instagram da Reserva

De acordo com a empresa, a ideia foi celebrar a paixão, o amor e a sensualidade “por quem sabe que tem coisas que não mudam com o tempo”.

E o cofundador Rony Meisler, acrescentou: “foi a campanha mais linda que já fizemos. Me perguntaram se precisei de coragem para fazer, respondi que precisaria de coragem para não fazer”.

Será que abordar o romance dos 60+ realmente ainda deve surpreender, como eu mencionei acima?

Será que ao discutimos este tema precisamos obrigatoriamente ter “coragem”, como Rony questionou?

Pesquisa conduzida pela Match Group LatAm revelou que os 50+ representam 35% do total de usuários dos apps de relacionamento. Quer mais? 50% dos entrevistados entre 50 e 59 anos acreditam que nesta idade é mais fácil encontrar um novo amor, já que as pessoas tendem a ser maduras e ter expectativas mais realistas na busca por um parceiro. Além disso, 97% deles acreditam que entrar em um relacionamento neste período da vida é incrível!

De olho neste mercado, Airton Gontow, um 60+, fundou o site gratuito Coroa Metade, com o objetivo de unir pessoas “com os mesmos valores e objetivos para compartilhar os grandes e pequenos momentos da vida. Pessoas que não têm tempo a perder em encontros sem sentido, mas que ainda acreditam que é possível ser feliz”. De acordo com ele, vários casais já deram match e iniciaram o namoro!

Já a criadora do portal Cinza Poderoso, Simone B. Lara, realizou com a FGV uma pesquisa entre seus leitores e concluiu: “O fato de envelhecer não significa, pelo menos não para todos, que o sexo já não faz parte de sua vida. Vovô e vovó transam!!!”

E também iniciam novos relacionamentos. O autor de novelas da Rede Globo, Lauro César Muniz, um 80+, e a atriz Mayara Magri, de 60 anos, namoram desde março de 2021. Ele diz: “Um dia, beirando os 84 anos, eu parei e pensei: acabou, agora é só esperar a minha hora. Senti que chegara o fim. Pensei em reler livros e rever filmes sozinho, isolado, quieto. Repentinamente, o espanto do coração: explodi!”.

Exemplos como este se multiplicam em nosso dia a dia.

Diras Ferreira da Silva tem 69 anos; Sebastião Inácio, 73. Eles se conheceram por meio de grupos de oração do WhatsApp. Trocaram figurinhas, áudios e declarações de amor. E se casaram. O vídeo da cerimônia foi postado no TikTok e já teve milhões de visualizações. Diras comemora: “Estou muito feliz; nunca é tarde. Acredito que o nosso vídeo ficou famoso porque hoje em dia é difícil ver o amor verdadeiro e temos que valorizar o casamento”.

Já Branca, de 96 anos, e Marcelino, de 100, oficializaram a união pouco depois do engenheiro aposentado completar um século de vida. O relacionamento engatou há cerca de dois anos, quando ele passou uma temporada na casa de repouso onde a atual esposa reside. Foi amor à primeira vista. Branca brinca: “Sinto-me novinha, gostosa, bem chuchuzinha, sabe?”

Viúvo há 23 anos, Alcino Lima de Sousa, de 86 anos, e Mercedes Balbinotti, de 78 anos, subiram no altar para formar uma família com um total de... 15 filhos, 44 netos, 22 bisnetos e 1 tataraneta. Eles namoraram por telefone, trocaram mensagens pela internet e quatro meses depois colocaram aliança na mão esquerda e fizeram promessas de amor eterno. “Vamos cuidar um do outro”, afirmou Alcino emocionado. Por sua vez, ela explica: “Eu nunca quis ninguém, resolvi me dedicar à minha família, mas agora que está todo mundo crescido, resolvi arrumar um companheiro para mim”.

Podemos ficar aqui citando casais e mais casais, mas agora, finalmente, vamos contar a impressionante história do “Casal 200”: sul-africanos que estão juntos há... 100 anos! Uma história de amor literalmente centenária.

Dia dos Namorados também é dia de desconstruir estereótipos etários

Crédito: YouTube da Afrimax

Trata-se de Demian, de 106 anos, e Anastasia, de 102, amigos de infância que na pré-adolescência engataram o namoro que virou casamento poucos anos depois. Eles precisaram se empenhar muito para ficarem juntos, uma vez que suas famílias não aprovavam a relação.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Demian garante: 

“Viver tanto tempo não é uma ideia que todos apreciam por medo da velhice e de ficar sozinho, mas não precisa ser assim”.

Ele continua: “quando estamos ao lado de alguém que amamos, tudo se torna mais fácil de suportar graças ao apoio mútuo e o amor, que só cresce e se torna mais íntimo com o passar dos anos”.

Sensacional! Depois deste depoimento, eu poderia parar o artigo por aqui.

Mas Anastasia resolve se pronunciar: “A velhice é inevitável; é algo natural, mas a cumplicidade e a fraternidade podem ser eternas”.

Perfeito!

Mas não vamos romantizar... o “Casal 200” se une no amor, mas se divide nos afazeres cotidianos, como cozinhar, limpar a casa e fazer as compras...


Gostou do artigo? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: