Especialistas confirmam: falar sobre sexo depois dos 50 anos faz bem para a vida a dois. Pode ser com terapeuta, médico ou com o parceiro. Por quê? Com informação, mitos e equívocos caem por terra.
4 estudos que ajudam a desvendar o sexo depois dos 50 anos
Desejo
O desejo está mais correlacionado a atitudes pessoais do que a fatores e doenças biológicas, sinaliza um estudo francês. Muitos fatores contam para uma sexualidade ativa. Dentre eles, estão boa saúde, elevada autoestima, vivência passada agradável e atitudes para valorizar a importância do sexo na vida a dois. Porém, a principal é a adaptação para uma experiência mais sensorial, menos focada no desempenho e no coito.
Desempenho
Um estudo americano sobre os efeitos psicológicos do envelhecimento trouxe revelações sobre o tema. Ele mostrou que, com o tempo, os pilares de uma boa vida sexual mudam. Mais velhos têm experiências melhores quando há intimidade emocional e autonomia sem muito distanciamento. Também motivaram melhorias a capacidade de gerenciar o estresse e manutenção da percepção positiva de si próprio e da relação.
Crédito: wavebreakmedia/shutterstock
Frequência
Pesquisadores colombianos avaliaram fatores relacionados à sexualidade entre 137 pessoas de 52 a 90 anos de idade e concluíram que o número de relações sexuais diminuiu com a idade. Pelo estudo, houve grupos com melhores médias para quesitos como adequação do sexo, desejo sexual, importância do sexo, masturbação e relações sexuais: pessoas casadas -mais do que as solteiras e homens.
Hormônios
Há evidências de que os estressores do dia a dia, o contexto em que a pessoa está inserida, as experiências passadas e os problemas de saúde mental dizem mais sobre o interesse sexual de mulheres de meia idade do que a menopausa em si. O modelo de avaliação de sexualidade que as retrata como vítimas de mudanças corporais e hormonais, segundo um estudo alemão, não considera fatores-chave, como personalidade, história pessoal e saúde.
Além da experiência sexual, outro fator que muda à medida que envelhecemos é o corpo. Você sabia que o peso ideal muda após os 60 anos? Experimente abaixo a calculadora do peso ideal com base no IMC e descubra o seu!