Atividades sexuais trazem diversos benefícios para o corpo. Segundo estudo divulgado pelo Departamento de Sociologia e Serviço Social da Hope College, localizado em Michigan, nos Estados Unidos, o sexo na velhice está associado à preservação da saúde cerebral.

A pesquisa sugere que o sexo desempenha um papel crucial na manutenção das funções cognitivas. O que contribui, significativamente, para a preservação da qualidade cerebral no processo de envelhecimento.

O relatório, escrito por Shannon Shen, pesquisadora da Hope College, foi publicado em outubro no Journal of Sex Research. Segundo o estudo, “para [pessoas com] idades entre 75 e 90 anos, sexo mais frequente está relacionado a um melhor funcionamento cognitivo”.

Sexo na velhice promove uma regulação do estresse

Os pesquisadores acreditam que existe uma relação entre a frequência da prática sexual com a regulação do estresse. Os autores afirmam que "o estresse impede a nova formação de neurônios (neurogênese) no hipocampo, uma área do cérebro associada à memória. Adultos mais velhos que têm atividades sexuais satisfatórias podem experimentar diminuição do estresse, protegendo a neurogênese".

Casal mais velho e apaixonado está se preparando para um beijo apaixonado. Imagem para ilustrar a matéria sobre sexo na velhice. Crédito: Ground Picture/Shutterstock

Sexo na velhice também provoca a produção de dopamina

O sexo também está relacionado à liberação de dopamina no cérebro, um neurotransmissor responsável pelo aumento da sensação de prazer. A pesquisa defende que "pessoas com relacionamentos sexualmente mais satisfatórios podem experimentar níveis mais elevados do hormônio do prazer, que tem sido associado à melhora da memória em adultos mais velhos".

Entenda o método usado na pesquisa sobre a prática de sexo na velhice

A pesquisa examinou dados de 1.683 indivíduos, homens e mulheres com idade acima de 62 anos. Todos os participantes fazem parte do Projeto Nacional de Vida Social, Saúde e Envelhecimento. Os dados foram coletados há cinco anos.

Com a análise dos dados, foi possível avaliar as pontuações em testes cognitivos abrangendo. Neles, diversas áreas foram abordadas, como memória de trabalho, atenção e habilidades visuoespaciais. Aqueles que relataram ter uma vida sexual "muito prazerosa e satisfatória" apresentaram os melhores resultados. 


Cuidar bem da sua saúde é uma boa forma de promover um envelhecimento com qualidade. Para isso, o Instituto de Longevidade pode ter ajudar, por meio do Programa de Benefícios ViverMais.

Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com diversos tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

O serviço possui atendimento de especialistas, como médicos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e profissionais de educação física.

Conheça o Programa ViverMais e veja como ter uma vida muito mais plena!

Leia também:

Segredo para viver até 100 anos é revelado e vai além de exercícios e alimentação, aponta pesquisa

Satisfação com o envelhecimento é uma forma de diminuir a mortalidade de idosos

Hábitos que retardam o envelhecimento: veja 8 atitudes para viver mais

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: