Uma ideia simples, mas que popularizou o acesso a vídeos em todo o mundo de forma radical. Eis o pulo do gato do YouTube. O site permite que qualquer um possa produzir seu próprio canal, como se fosse na TV, a partir de estruturas bem mais caseiras.

Criado em 2005 principalmente para diminuir a dificuldade que era compartilhar filmes pela internet, ele conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários únicos, quase um terço das pessoas que usam a internet, segundo o Google, proprietário do YouTube.

Confira como encarar o Snapchat, o app que faz sucesso entre os jovens 

A médica aposentada Hildalice Leão Prado do Nascimento, 61 anos, é usuária frequente da plataforma e desenvolveu uma estratégia cuidadosa para utilizá-la: “Não entro no YouTube sem um direcionamento. Só abro um vídeo se tiver uma referência ou dica, porque tem muita coisa desnecessária. Gosto de vídeos sobre ciência ou arte. Quando alguém fala sobre algum artista, por exemplo, um tema que me interessa, vou pesquisar e assistir”, conta.

Hilda, como gosta de ser chamada, diz que aprende muito com os três filhos. “A maior dificuldade foi entender, no início, o mecanismo de funcionamento do site. Eles me explicaram com a maior paciência, como se estivessem falando com crianças. Foi divertido. Aprendi. É geracional.”

“A tecnologia deu um salto enorme muito rápido, não dá para todo mundo saber tudo”, pontua, mas ressalta: “Entre minhas amigas, sou uma expert em tecnologia! Acho que todo mundo precisa se inteirar, senão não vai ter assunto nem num jantar com amigos. Ou você aprende ou é excluído, vira um ser de outro planeta”.

Com uma infinidade de filmes, documentários e clipes de músicas, também é possível encontrar na plataforma vídeos de gatinhos fofos e tutoriais sobre quase tudo o que se possa imaginar, desde dicas de como dobrar uma camiseta até receitas de pratos complexos e orientações sobre como trocar um chuveiro, por exemplo.

Mas o que tem feito sucesso mesmo no YouTube é seu poder de democratização. Filmagens caseiras feitas por pessoas desconhecidas e que, após alguns compartilhamentos, viram campeãs da audiência, deram origem a uma nova carreira profissional: o youtuber.

A curitibana Kéfera Buchmann tem 23 anos e é um dos principais exemplos disso: com seu canal 5incominutos, em que fala com humor sobre temas dirigidos a mulheres, ela se tornou uma das principais estrelas do YouTube brasileiro. Kéfera conta com mais de 9,7 milhões de inscritos, que acompanham seus dois vídeos semanais religiosamente.

E como usar o YouTube?

A seguir, algumas dicas para facilitar sua navegação pela plataforma.

Entrada - Antes de mais nada, vale a pena fazer o login com uma conta de e-mail do Google. Se não tiver uma, considere criar. A conta é gratuita e dá acesso a muitas funcionalidades do YouTube, como a opção de se inscrever em canais, comentar os vídeos, salvar para ver mais tarde e publicar seus próprios filmes.

Busca - A pesquisa é fácil e rápida: como se fosse no Google, basta escrever as palavras-chaves na barra de busca e clicar na lupa. Também é possível buscar conteúdo clicando em “procurar por canais” no final da barra de menu à esquerda.

Controles - Quando encontrar o que quer assistir, basta clicar no escolhido. Na barra ao pé do vídeo há controles para pausar, reiniciar, parar, ir para o próximo filme, aumentar/diminuir o som, habilitar legendas. Há, também a opção de ampliar a janela e ver o vídeo em tela inteira.

Curtidas - O usuário pode avaliar os conteúdos. Para isso, basta clicar nos botões “gostei” ou “não gostei” que ficam no canto direito da barra de controles da janela do vídeo.

Comentários - Também é possível mandar um comentário aos autores do material ou conversar com as outras pessoas que tiverem comentado sobre ele. Clique na caixa de texto que aparece abaixo do vídeo (“Adicionar um comentário público”) e escreva sua mensagem.

Compartilhamento - Gostou do filme? Repasse o material para seus amigos! Selecione a opção “compartilhar” logo abaixo do filme e escolha para qual rede social você quer enviar o link.

Inscrição - Ao se inscrever, clicando no botão abaixo do título do vídeo, você será avisado sempre que houver novidades no canal.

Ver depois - Se não der para ver tudo de uma vez, inclua o vídeo numa lista para continuar outra hora: você só precisa clicar no botão “Adicionar a” e selecionar “Assistir mais tarde”.

CONHEÇA AS REGRAS PARA USO DO SITE

Compartilhe com seus amigos