O desafio de hoje é para saber quanto tempo você gasta para sentar e levantar da cadeira. Eu vou explicar como se faz, mas, antes, saiba por que participar desse desafio.

Embora seja muito simples e rápido de se fazer, este é um teste muito utilizado para saber como está a força das pernas. E, por que é importante saber isso?

Como TODOS os movimentos do nosso corpo são realizados pelos músculos, quem tem pouca musculatura tem músculos mais fracos, que podem causar mais dificuldade para andar, subir escadas, se levantar do sofá, cuidar do neto e várias atividades do dia a dia.

Além disso, atualmente a quantidade de músculos e suas forças têm sido usadas pelos médicos como um marcador de saúde, assim como a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Foi constatado que a baixa quantidade de massa muscular está relacionada a uma vida mais curta e uma velhice com doenças. E, quanto maiores a quantidade e a força dos músculos, melhor a qualidade de vida e a capacidade funcional e cognitiva, reforçando essa relação músculo-saúde-longevidade.

Isso significa que as pessoas mais fracas em termos musculares têm 60% mais chance de morrer por qualquer causa quando comparadas às pessoas mais fortes, de acordo com um estudo conduzido durante 23 anos.

Então, agora, vamos ao desafio.

Você consegue sentar e levantar da cadeira 5 vezes em menos de 11 segundos?

Material necessário

Cadeira com encosto e sem braços e um cronômetro. Será necessário uma pessoa para marcar o tempo.

Por razões de segurança, a cadeira deve ser colocada contra uma parede ou estabilizada de qualquer outro modo, evitando que se mova durante o teste.

Modo de realizar

  1. Sentado na cadeira com as costas encostadas no encosto e pés apoiados no chão, cruze os braços no peito.
  2. Levante-se o mais rápido possível 5 vezes seguidas.
  3. O cronômetro deve ser parado quando você se levantar completamente pela última vez.
  4. Anote o tempo que você gastou para se levantar da cadeira 5 vezes.

Muito fácil, não é? Agora, é a sua vez!

Se gastou mais de 11 segundos, significa que você pode estar perdendo músculos. E isso não é nada bom, porque aumenta o risco de quedas, osteoporose, dificuldade de locomoção e realização de qualquer outro movimento.

Lembrando que a única forma de manter a musculatura é fazendo exercícios físicos específicos, como ginástica, treinamento funcional, musculação e pilates.

Caso tenha interesse, você pode encontrar vários exercícios nas minhas redes sociais abaixo.

E então, escreva nos comentários como foi a sua experiência.

E agora, eu te desafio a compartilhar esse teste com seus amigos! Topa?

Beijos no coração!

Confira mais dicas de exercícios nas redes sociais da Denize Terra

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: