Provavelmente, a casa ou apartamento onde você mora foi projetado para o dia a dia de pessoas sem qualquer limitação física. Mas, de repente, você ou algum familiar sofre um acidente ou atinge certa idade e passa a ter a mobilidade reduzida, o que irá trazer a necessidade de alguns ajustes na residência. Mas quais seriam essas adaptações?

Para responder a essa pergunta, contamos com a ajuda da arquiteta com especialidade em ergonomia Poliane Latta. Ela conta que, ao longo dos anos, a configuração das plantas baixas das residências foi sendo reduzida por diversos motivos. O problema é que essa redução não levou em consideração as necessidades da população idosa, e tampouco é acessível para quem tem mobilidade reduzida.

"Para uma pessoa que faz uso de cadeira de rodas, por exemplo, é necessário espaço suficiente para ela fazer um giro de manobra com essa cadeira", esclarece Poliane. "As portas também precisam ser largas para que as cadeiras possam passar com certa facilidade". A arquiteta também chama a atenção para a existência de degraus ou desníveis entre os ambientes. "É importante ter uma rampa com certo grau de inclinação, por onde o cadeirante possa subir sem grandes dificuldades".

Esses são apenas alguns exemplos do que as pessoas com mobilidade reduzida encontram em apartamentos padrão, o que faz com que essas pessoas precisem da ajuda de terceiros para se locomover de um cômodo para o outro, causando, em muitos casos, certo constrangimento. "Um dos conceitos importantes da acessibilidade é justamente dar autonomia máxima às pessoas de ir e vir sem precisar pedir ajuda", explica.

E quanto custa adaptar uma casa para receber alguém com mobilidade reduzida? "É muito difícil precificar quanto seria para adaptar uma residência, pois isso implicaria uma série de investigações e análises de cada residência e quais as adaptações de fato são necessárias para a pessoa em questão. Se é um idoso, se é cadeirante, se tem alguma deficiência parcial ou total da visão entre outras particularidades e patologias e que precisam ser avaliadas. Até para elaborar um projeto de acessibilidade mais e adequado ao cliente", justifica.

Especialista dá dicas de como adaptar sua casa para receber alguém com mobilidade reduzida

Mobilidade reduzida: adaptações em cada cômodo

De acordo com Poliane, em todos os cômodos da casa, quando se pensa em acessibilidade, é importante estar atento a quais os riscos iminentes e quais necessidades básicas estão em questão. Por exemplo, o piso que precisa ser antiderrapante, principalmente nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

Barras de apoio precisam estar posicionadas em lugares estratégicos e os mobiliários devem ser mais adequados, confortáveis e ergonômicos.

"É primordial o uso de iluminação e ventilação natural em todos os ambientes. Outra dica super simples é ter plantas". Segundo Poliane, as plantas ajudam na climatização dos ambientes e na renovação do ar. Além disso, melhoram a qualidade visual do ambiente, tornando-o mais aconchegante e acolhedor.

  • Na sala

"Se o idoso faz uso de cadeira de rodas, os ambientes precisam ter poucos móveis, principalmente por conta de espaço que a cadeira precisa ter de giro em uma manobra". Na sala, por exemplo, Poliane indica evitar o uso de mobílias pequenas, que podem atravancar ou dificultar o acesso de um lado para o outro. E se nessa sala tiver uma mesa de jantar, uma opção é reduzir o número de cadeiras ao redor. "Até para facilitar o acesso da cadeira de rodas, pois ela demanda um maior espaço. Verifique também a altura dessa mesa, se ela não está muito alta ou muito baixa".

  • Nos quartos

Se a cama não tiver um mecanismo de ajuste de altura, ela precisa ser ao menos do mesmo nível do acento da cadeira de rodas. Isso facilitará a transição de um meio para o outro. Mas se o paciente não fizer uso de cadeira de rodas, a altura da cama não pode ser muito baixa. "Idosos têm muita dificuldade de levantar desses mobiliários muito baixos, como cadeira e sofá".

  • Nos corredores

Essa parte da residência precisa ter uma largura mínima de 90 cm livres para a passagem de cadeira de rodas. "Um dos lados do corredor, pelo menos, precisa ter uma barra de apoio de ponta a ponta".

  • Na cozinha

No caso de uma adaptação para cadeirantes, a altura das bancadas precisa ser condizente com a altura da pessoa sentada. Desse modo, ela vai conseguir confortavelmente acessar e manipular os alimentos. Em algum trecho dessa bancada, o ideal é que não tenha armários embaixo. Isso é para que a cadeira encaixe, facilitando o acesso a essa bancada.

  • No banheiro

"No banheiro, tem muitos detalhes a serem observados, frisando a dica de que o piso precisa ser antiderrapante", relembra Poliane. "O espaço interno tem que ser suficiente para fazer o giro de manobra com a cadeira de rodas". Ela acrescenta que existe uma altura recomendada para o uso da bacia sanitária por idosos e cadeirantes que é muito fácil de ser encontrada nos mercados.

mobilidade reduzida

"No caso dos lavatórios, além dessa atenção em relação à altura, não é indicado ter armário embaixo, com a mesma concepção de ter que encaixar a cadeira por debaixo e a pessoa conseguir lavar as mãos sem fazer muito esforço com o tronco".

No chuveiro, Poliana indica a instalação de um banco, que pode ser fixado na parede. De grande utilidade, essa peça ajudará a pessoa a se banhar com mais facilidade. Sem esquecer das barras de apoio em torno do banheiro, sempre em lugares estratégicos.

E por último, a dica é ter um botão de alarme para o caso de emergências.

"Todas essas dicas são com o objetivo claro de que acessibilidade é dar o máximo de autonomia a esse paciente, pois com autonomia você diminui o constrangimento do idoso ou do cadeirante precisar pedir ajuda", conclui a arquiteta.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Veja também:

Primeiros socorros: o que fazer após um acidente doméstico com idosos

Desde 2000, quedas causaram morte de 15 mil idosos no Brasil

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: