“Ele é mais natural, não é?”, questiona ao farmacêutico o microempresário Raphael Mendes Rocha, 62 anos, com a receita de um corticoide. “E ouvi falar que dá para fazer em cápsulas bem pequenas”, complementa sua esposa, a professora Marina, 58. Bastam alguns minutos no balcão para chegar à conclusão de que existem muitos mitos e verdades sobre os medicamentos manipulados.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para esclarecê-los, o portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon consultou o farmacêutico Marco Fiaschetti, diretor-executivo da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais). Ele é taxativo: “A verdade é que os medicamentos manipulados devem, obrigatoriamente, possibilitar ao indivíduo os mesmos resultados que qualquer outro medicamento”. 

Perguntas frequentes sobre medicamentos manipulados 

Qualquer medicamento pode ser manipulado?  

Verdade. Salvo algumas exceções, praticamente todos podem ser preparados nas farmácias de manipulação, incluindo formulações feitas por dentistas, nutricionistas e veterinários. 

Tem o mesmo efeito?  

Verdade. Os medicamentos manipulados devem obrigatoriamente possibilitar ao indivíduo os mesmos resultados que qualquer outro medicamento. 

Ele é mais natural que o industrializado?  

Mito. A origem da matéria-prima da farmácia de manipulação é a mesma da dos laboratórios. Portanto, ela prepara todo tipo de formulação: de hormônios a homeopáticos, de antibióticos a suplementos nutricionais, de corticoides a probióticos. Os produtos fitoterápicos (também conhecidos como “naturais”) são apenas mais um dos itens que elas oferecem. 


É feito de uma forma artesanal?  

Mito. Por trás do balcão, há tecnologia, processos, sistema de garantia de qualidade, rastreabilidade desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor, além de supervisão do farmacêutico em todas as etapas.  

Pode ser feito em cápsulas menores?  

Verdade. Algumas pessoas, como crianças, idosos e pacientes especiais, têm dificuldade de engolir comprimidos convencionais. Existem vários tamanhos de cápsulas disponíveis, e a farmácia de manipulação pode facilitar o tratamento preparando o mesmo produto em cápsulas menores.  

Pode ser feito em forma líquida?  

Verdade. Uma das principais vantagens do produto manipulado é que um mesmo medicamento pode ser apresentado em diferentes formas farmacêuticas (creme, goma, gel de uso interno ou externo, loção, pastilha, solução, suspensão, xampu ou xarope), buscando o que é mais adequado para cada pessoa.  

É mais indicado para alérgicos?  

Verdade. Sendo informado que a pessoa é alérgica a determinadas substâncias, a farmácia de manipulação tem condições de preparar formulações isentas desses alergênicos, garantindo o bem-estar do paciente.  

É mais indicado para pessoas com intolerâncias?  

Verdade. Sempre que necessário, a farmácia pode preparar formulações livres de substâncias que gerem intolerância em algumas pessoas, como a aromatizantes, conservantes, corantes, glúten ou lactose. 

É mais barato?  

Mito. Há inúmeras situações que o medicamento manipulado pode sair mais caro, como no caso dos genéricos. Por outro lado, pode significar economia, devido à eliminação de sobras, já que o paciente paga apenas pela quantidade exata para o período do tratamento. O paciente e o médico sempre devem avaliar a melhor relação custo-benefício de cada escolha, já que o fator decisivo para optar pelo produto manipulado é a necessidade de personalização da fórmula. 

Só é vendido com receita?  

Verdade. Somente o médico ou outro profissional de saúde habilitado, como dentista, farmacêutico, nutricionista e veterinário, pode prescrever medicamentos e produtos manipulados. Como os manipulados são preparados especificamente para um indivíduo, torna-se obrigatória a apresentação da receita. 

Não tem bula obrigatória?  

Verdade. Ela não é obrigatória para as preparações manipuladas porque cada medicamento é preparado de forma personalizada e exige informação individualizada ao usuário. Dessa forma, o farmacêutico é o principal orientador do paciente, no caso do produto manipulado.  

 

Leia também:

Descubra onde descartar seus remédios vencidos 

Saiba como ter acesso a remédios gratuitos 

Compartilhe com seus amigos