Um idoso de 87 anos vem comovendo a web por sua trajetória de vida. Com muita garra e superação, Valdomiro de Sousa está realizando o sonho de cursar medicina. E essa não é a primeira graduação dele, que já acumula títulos em direito e ciências contábeis.

“Quero ser um exemplo de vida para quem ter preguiça de estudar. Também vejo gente com 50, 60 anos dizendo que é velho demais para estudar. Que velho que nada! Nunca é tarde para estudar”, disse Valdomiro  em entrevista ao Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

A história de Valdomiro ganhou as redes depois de comover o fotógrafo Gregore Miranda. O profissional realizou um ensaio fotográfico com o idoso para celebrar a chegada à metade do curso. Gregore publicou nas redes sociais a história e as fotos de Valdomiro. 

O post viralizou, com muitos seguidores encantados pela trajetória desse experiente estudante. “É um ‘tapa na cara’ da sociedade, principalmente em nós jovens que gostamos de colocar dificuldade em tudo”, afirmou o fotógrafo.

Idoso realiza sonho de estudar medicina Foto: Gregore Miranda / Foto Mais

Crédito: Gregore Miranda / Foto Mais

Idoso realiza sonho de estudar medicina

Morador de Goiânia (GO), Valdomiro conta que nutre o sonho de ser médico desde a infância. Porém, as dificuldades financeiras o impediam de bancar o curso, cuja mensalidade hoje chega aos R$ 7 mil. “Tive uma vida muito sacrificada, nasci no interior, vim pra capital com 16 anos e não tinha profissão, fiz todo tipo de trabalho difícil que existia”, lembra. Dentre as atividades que Valdomiro já executou na vida estão a de servente de pedreiro, abridor de fossa até confecção de caixões.

“Fui progredindo e quis estudar. Fiquei dois anos tentando admissão para o ginasial porque não tinha base nenhuma. Depois fiz o curso técnico de contabilidade e fui contador durante dez anos”, relata. Apesar de ganhar dinheiro com a contabilidade, não estava satisfeito com a profissão e, por isso, decidiu cursar direito. Só tirava notas boas, mas o direito também não preencheu o espaço do verdadeiro sonho de Valdomiro: “Meu intuito desde criança era ser médico”, afirma.

“Naquele tempo em que vivia no interior os médicos iam atender no domicílio. Eu achava lindo demais quando iam na minha casa, via o médico chegar com aquela roupa toda branca e falava: ‘um dia vou fazer medicina’”, lembra Valdomiro.

O sonho permaneceu adormecido por muitos anos. Nesse tempo, Valdomiro prosperou como empresário e criou sua família. Uma das duas filhas, inclusive, é médica. “Fiz o vestibular escondido dela porque ela achava que eu ia sofrer muito no curso, que é muito puxado. Tentei por três anos o vestibular, era dificílimo. Enquanto não conseguia, não contei para ninguém. Mas quando passei, aí eu fiz festa, saí na rua gritando de alegria”, conta.

Vida de universitário aos 87 anos

Segundo Valdomiro, de fato o curso exige bastante. Mas ele tem no apoio dos colegas a motivação extra para conseguir superar os desafios: “Você precisa ver minha vida na faculdade, o quanto eu sou querido lá, pelos professores, pelos colegas. Sou feliz demais na faculdade.”

A pandemia da Covid-19 obrigou Valdomiro a alterar sua rotina. Ele faz parte do grupo de risco da doença por causa da idade e por já ter sofrido um AVC. Desde o início da pandemia, vem fazendo todas as atividades do curso de forma virtual. Desde as aulas até as provas, tudo é feito on-line.

Faltando apenas três anos para a graduação, Valdomiro faz planos para quando tiver o diploma em mãos. Além de dar continuidade aos estudos com uma especialização, ele planeja atuar na área de geriatria no município de Querência (MT), onde tem uma fazenda. “Como sou idoso, com a minha saúde, minha experiência de vida e meu conhecimento de medicina, vou tratar dos idosos”, garante.

Aos 87 anos, Valdomiro continua correndo atrás de seus sonhos. E isso é uma possibilidade para todo mundo! Veja AQUI cursos gratuitos e on-line que podem ajudar você a também achar a carreira da sua vida.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: