Um concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) está abrindo 1.000 vagas de trabalho para a função de técnico do seguro social. O edital foi divulgado no dia 15/09 e é um dos mais aguardados por quem está estudando. O grau de escolaridade exigido é ensino médio e o salário é de R$ 5.905,79. 

O INSS teve autorização para diminuir para dois meses o prazo entre o lançamento do edital e a prova do concurso público. Haverá, portanto, menos tempo para quem deseja estudar para o concurso do INSS.

A prova objetiva terá questões de língua Portuguesa, ética no Serviço Público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática e raciocínio lógico-matemático. Também serão exigidos conhecimentos específicos referentes à legislação previdenciária e benefícios previdenciários.

Senhor estudando para concurso do INSS

Crédito: OPOLJA/shutterstock

Como serão as vagas do concurso do INSS

Das vagas oferecidas pelo concurso do INSS, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência. Outros 20% serão destinados a pessoas negras. Os aprovados no concurso do INSS serão chamados conforme a classificação e de acordo com a agência da Previdência Social pertencente à gerência executiva do INSS escolhida. Há vagas em diversas regiões do país.

Dentre as atividades a serem realizadas pelos novos técnicos do seguro social estão: atender ao público e prestar orientação. Além disso, fornecer informações relacionadas à conscientização previdenciária e reconhecimento de direitos previdenciários.

As inscrições para o concurso do INSS começaram no último dia 16 e podem ser realizadas até 03 de outubro pelo site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22

A taxa de inscrição é de R$ 85, mas existe a possibilidade de pedir isenção no caso de candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Ou, ainda, no caso de doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde. As condições e processos do concurso do INSS estão descritos de forma detalhada no edital divulgado pelo Cebraspe.


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Longevidade Financeira: tudo que você precisa saber 

Novo concurso do IBGE terá mais de 8 mil vagas 

5 trabalhos para você ter uma renda extra 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: