Se você está procurando trabalho, saiba que haverá um novo concurso do IBGE com mais de 8 mil vagas para recenseadores e agentes censitários. Os profissionais devem atuar no Censo Demográfico 2022. São 8.231 vagas para quem tem nível fundamental ou superior. A informação foi publicada nesta quarta, 14/09, no Diário Oficial da União. 

Um recenseador tem como principal atividade realizar entrevistas com moradores ao longo da coleta de dados. São 7.795 vagas para essa função no novo concurso do IBGE. É preciso ter nível fundamental completo. Já o valor a receber vai variar de acordo com a produção. 

Já o agente censitário tem as funções divididas conforme a especificação da vaga. O agente municipal tem como tarefa o gerenciamento do trabalho do posto de coleta. O supervisor, por sua vez, deve orientar os recenseadores para realizarem bem os trabalhos de campo. São 436 vagas no novo concurso do IBGE para agente censitário municipal e supervisor e é preciso ter ensino médio. Os salários são de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente.

Pessoa checando informações sobre novo concurso do IBGE

Crédito: Dean Drobot/shutterstock

Entenda melhor como vai funcionar o novo concurso do IBGE

No novo concurso do IBGE, a inscrição será única para as vagas de agente censitário. A vaga de agente censitário municipal será oferecida ao candidato melhor classificado. O restante das vagas, para agente censitário supervisor, continuarão obedecendo a ordem de classificação. O prazo do contrato é de até três meses, podendo haver prorrogação.

No caso do trabalho de recenseador, a jornada de trabalho é de pelo menos 25 horas por semana. No caso do trabalho de agente censitário, a jornada é de pelo menos 40 horas semanais. O contrato deve durar até cinco meses, podendo também haver prorrogação.

A inscrição para o concurso não será cobrada e a seleção deverá ser feita por meio da avaliação de títulos. Ainda é preciso aguardar mais detalhes que devem ser divulgados em breve no portal do IBGE. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:


5 trabalhos para você ter uma renda extra

Lifelong learning: como inserir o aprendizado contínuo em sua vida 

Cada vez mais Idosos buscam emprego no Brasil 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: