Quer voltar a estudar sem sair de casa? Com um computador conectado à internet, há uma infinidade de possibilidades – muitas delas gratuitas. E de instituições renomadas, como FGV (Fundação Getulio Vargas), Senai (Serviço Nacional da Indústria) e USP (Universidade de São Paulo). O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon fez uma seleção com dez cursos. Confira:

Empreendedorismo (ESPM): http://www2.espm.br/cursos/educacao-distancia/cursos-abertos/empreendedorismo

No curso de 16 horas, o aluno terá acesso a conteúdos para ser um empreendedor de sucesso, recursos para implementar mudanças na vida, caracterização das interfaces da liderança e casos de pessoas que se destacaram no empreendedorismo. Oferece comprovante de participação.

Sustentabilidade no dia a dia (FGV): http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Sustentabilidade-No-Dia-A-Dia--Orientacoes-Para-O-Cidadao/OCWCIDEAD-01slsh2010-1/OCWCIDEAD_00/SEM_TURNO/356/

Aborda o ciclo completo de vida dos produtos e instrui sobre como consumir com responsabilidade, por meio do entendimento das consequências de cada escolha. Com duração de 12 horas, busca apresentar os conceitos de sustentabilidade e provocar a reflexão e a mudança de atitude.

Introdução à Fotografia Digital (Fundação Bradesco): http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=123

O aluno terá dicas de como fotografar melhor, conhecer elementos fundamentais que compõem uma foto e mostrar quais são os recursos e as técnicas mais utilizadas. Dividido em quatro módulos – Apresentação; Luz, Câmera, Assunto e Ação; Recursos e Vantagens; e Como Fotografar Melhor –, tem 27 horas de duração.

Como Vender Mais e Melhor (Sebrae): http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead/como-vender-mais-e-melhor,c1796d6eddca8510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Aborda temas como a importância do vendedor, posicionamento e metas, fidelização de clientes e essência competitiva, entre outros tópicos. Tem duração de 16 horas e fica disponível para que o aluno conclua o curso em até 30 dias. É possível interagir com outros estudantes e receber certificado digital de participação.

Comunicação efetiva (Senai): https://eadsenaies.com.br/cursos-sesi/comunicacao-efetiva/

É voltado para quem deseja aperfeiçoar a comunicação oral e escrita. O curso tem oito aulas, com carga horária total de 12 horas, em que são abordados temas como barreiras que dificultam a comunicação e técnicas de oratória. As turmas têm início no primeiro dia do mês e é emitido certificado para quem tem aproveitamento superior a 75%.

Aprendizagem e Utilização de Plataformas Digitais (Veduca): http://veduca.org/p/aprendizagem-e-utilizacao-de-plataformas-digitais

As 45 horas de aula apresentam abordagens e metodologias de aprendizagem em ambiente virtual. É recomendado para quem não tem experiência com ensino on-line ou quem busca aprimorar técnicas de aprendizado a distância.

Mentor for Impact - Start Mentoring (Udemy): https://www.udemy.com/mentoring/

Em inglês, o curso oferece ferramentas para quem deseja se tornar mentor. Qualidades pessoais, motivação e questões para o mentorado estão entre os temas avaliados. Os vídeos têm, no total, duração de uma hora e há artigo e recursos complementares para os estudantes.

Leitura em Língua Inglesa (Unesp): https://unespaberta.ead.unesp.br/moodle/course/view.php?id=119

Aspectos teóricos, estratégias específicas de vocabulário, gramática na leitura e organização textual são as videoaulas que compõem o curso. A plataforma oferece outras disciplinas – em exatas, humanas e biológicas –, além de e-books.

Gestión Participativa (Universitat Politècnica de Valencia): https://www.edx.org/course/gestion-participativa-high-involvement-upvalenciax-gp201x-0

O estudante começará o curso conhecendo a definição de gestão participativa para, a partir daí, poder implementá-la nas empresas. Os resultados das práticas também são avaliadas no programa, que tem oito semanas de duração – em que é preciso ter disponibilidade de quatro horas por semana. As aulas são ministradas em espanhol.

Língua Italiana (USP): http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4622

Dezesseis aulas, todas em vídeo, compõem o curso, que trata de pronúncia, artigos e verbos, entre outros. Os estudantes recebem conteúdo para conseguir cumprimentar, descrever pessoas e ambientes, falar de atividades diárias e contar acontecimentos passados. Também são oferecidos recursos para ler e analisar textos.

Clique aqui e tenha acesso a mais de 80 cursos gratuitos do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon

Compartilhe com seus amigos