A USP está com inscrições abertas de cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais neste segundo semestre de 2025. A oportunidade é parte do programa USP 60+, que chega à sua 60ª edição com mais de 31 anos de atuação. São mais de 5 mil vagas distribuídas entre disciplinas regulares e atividades complementares.

As atividades acontecem na capital paulista e nos campi do interior. As disciplinas regulares são cursadas junto com alunos da graduação. Já as atividades complementares incluem cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e ações culturais.

O programa é gratuito e aberto a todos que tenham mais de 60 anos e não é necessário ter vínculo com a universidade. A consulta das vagas já pode ser feita no site oficial do USP 60+. Além disso, cada unidade tem seu próprio prazo de encerramento das inscrições. No caso das atividades complementares, a inscrição pode ocorrer ao longo do semestre.

São mais de 350 opções de aprendizado em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Lima Dórea, coordenador do USP 60+, em entrevista ao Jornal da USP, destaca a importância da iniciativa.

“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado continuado, um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável. Outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações.”

Um grupo de mulheres idosas estudando em um auditório. Imagem para ilustrar a matéria sobre cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais. Crédito: MikeDotta/Shutterstock

Diversidade de cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais

Entre as disciplinas regulares estão temas como Empreendedorismo, Marketing, Música Popular Brasileira, Gestão da Qualidade e Jornalismo Esportivo. Também há opções como Direito Constitucional, Inteligência Artificial, Psicologia Social, Nutrição e Atividade Motora e Fundamentos de Oceanografia Física.

As aulas são oferecidas nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisitos, mas na maioria dos casos não há exigências específicas.

O programa também conta com atividades físicas adaptadas. São oferecidas opções como dança sênior, lian gong, yoga, pilates, condicionamento físico e capoeira. As atividades culturais incluem oficinas de teatro, coral, mundo digital, jogos e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Algumas dessas atividades complementares têm inscrições abertas durante todo o semestre.

História do programa USP 60+

O USP 60+ foi criado em 1994 pela professora Ecléa Bosi. Desde então, tem promovido educação e integração social para o público idoso. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O programa já formou milhares de alunos e reforça a importância da troca de experiências entre gerações. A interação com estudantes de graduação e especialistas enriquece a aprendizagem e estimula a participação social.

Inscrições para os gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais

As inscrições para os cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais começaram no dia 21 de julho e estão disponíveis mais de 5 mil vagas na capital e no interior. São mais de 350 atividades, entre disciplinas e ações complementares. Todas são gratuitas e abertas ao público com mais de 60 anos.

A lista completa das atividades está disponível no site oficial do USP 60+.


Quer ter acesso a uma série de benefícios para viver com mais qualidade de vida? Torne-se um associado do Instituto de Longevidade MAG e tenha acesso a Tele Saúde, descontos em medicamentos, Seguro de Vida, assistência residencial e outros benefícios.

Fale com nossos consultores e saiba mais!

Leia também:

Lifelong learning: o aprendizado precisa ser contínuo, independente da idade

Aprendendo com você e para você: a força do conhecimento após os 50 anos

Aprendizado contínuo é pilar para envelhecimento saudável

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: