Atualmente a Universidade de São Paulo (USP) recebe mais de oito mil pessoas idosas. O motivo é simples, porém faz muita diferença na vida dessas pessoas: o programa USP 60+. A iniciativa é um programa de extensão que oferece cursos e atividades para o público mais velho. Uma maneira de incentivar a educação continuada.

Além de cursos de extensão, o USP 60+ também conta com processos de inclusão geracional. Nele, os idosos inscritos podem acompanhar disciplinas de graduação com os  jovens universitários.

A iniciativa inicialmente se chamava Programa de Universidade Aberta à Terceira Idade. Surgindo em 1994, o USP 60+ atrai de 7 mil a 8 mil alunos de forma gratuita por ano. Reconhecida pela USP como a maior universidade aberta da América Latina, sua participação é simples: basta a inscrição e o início das atividades, respeitando as vagas disponíveis.

As inscrições para 2024 começaram em 29 de janeiro, abertas a todas as pessoas com mais de 60 anos interessadas. O programa oferece uma variedade de mais de duzentas atividades, como excursões, palestras e aulas de ginástica, além das disciplinas regulares que cobrem diversos temas. As aulas são realizadas tanto na capital quanto nos câmpus do interior, como Lorena, Pirassununga, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos.

De acordo com o site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, para se inscrever no USP 60+, o interessado deve procurar a Comissão de Cultura e Extensão de sua unidade para obter informações sobre o período de cadastramento de disciplinas ou atividades no programa. Além disso, é possível obter informações adicionais na Coordenação do Programa USP 60+ por meio do e-mail usp60@usp.br ou ligando para o telefone (11) 3091-9183.

Um idoso assistando aula. Imagem para ilustrar a matéria sobre o programa USP 60+ Crédito: Zurijeta/Shutterstock

USP 60+ e a importância da educação continuada

Em entrevista ao Estadão, o médico Egídio Dórea, coordenador do programa, disse que “a ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima dos 60 anos oportunidades para o aprendizado ao longo da vida. Sabemos que o aprendizado contínuo é um dos pilares do envelhecimento ativo”.

“Outro fator importante é o encontro de gerações. Nós inovamos (em relação a programas do exterior), ao acrescentarmos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro de sala de aula com alunos da graduação”, destaca Egídio.

O UPS 60+ possui três princípios, relacionados à qualidade dos serviços oferecidos, que refletem a fala do coordenador. São eles:

Ideal de abertura a mais ampla possível

A participação requer apenas o desejo de aprender, e a escolha das disciplinas é completamente livre. O que reflete a diversidade de interesses que podem surgir de forma livre das rotinas e obrigações.

Convivência do público acima de 60 anos com os alunos de graduação

O foco é a inclusão e a intergeracionalidade. Os participantes frequentam as mesmas aulas que os alunos regulares. A experiência tem demonstrado que os jovens saem enriquecidos, tanto emocional quanto intelectualmente, ao conviver com pessoas mais maduras e motivadas pela paixão pelo conhecimento. O mesmo vale para os idosos.

Gratuidade

Como uma universidade pública, a USP preza pelo valor própria da instituição, que é manter a gratuidade.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Segredo para viver até 100 anos é revelado e vai além de exercícios e alimentação, aponta pesquisa

Programa de benefícios ViverMais oferece mais de 200 cursos de requalificação

Educação é um fator importante para reduzir o risco de déficit cognitivo, aponta pesquisa

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: