O mês de abril marca os nove anos do Instituto de Longevidade MAG. Ao longo de quase uma década, o Instituto segue aprendendo com você e para você. Por isso, para celebrar a data, destacamos histórias reais de pessoas. Pessoas que superam barreiras e mostram que nunca é tarde para adquirir novos saberes.
A busca por conhecimento é contínua. De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, o número de matrículas de pessoas com 60 anos ou mais na educação superior aumentou 22% nos cursos presenciais em instituições privadas entre 2013 e 2023. Quando o assunto são os cursos EAD (Educação a Distância), o salto foi ainda maior, com 672% de aumento.
Esses dados reforçam que o conhecimento é uma ferramenta de transformação. Por isso o Instituto de Longevidade segue aprendendo com você e para você. Como uma maneira de ajudar a dar sentido para novas possibilidades.
Aprendendo com você e para você é uma maneira de mostrar que a jornada não tem idade. A maturidade traz sabedoria, novas descobertas e a chance de recomeçar. Histórias reais mostram como pessoas acima dos 50 anos transformaram suas vidas ao aprender algo novo. Seja uma profissão, um hobby ou uma lição pessoal, cada experiência inspira.
Histórias reais de quem segue aprendendo com você e para você
Ao longo de março, o Instituto de Longevidade MAG colheu depoimentos de pessoas com mais de 50 anos. Elas compartilharam aprendizados que fizeram diferença em suas vidas.
Conheça algumas lições compartilhadas por pessoas que descobriram novos caminhos após os 50:
Autoconhecimento e espiritualidade
Odete, 64 anos
"Comecei a frequentar um curso de autoconhecimento e trilhar o caminho da espiritualidade. Aprendi a ver o mundo de forma holística. Me alimento melhor, faço exercícios físicos e meditação."
Meire, 51 anos (F02 MAG - São Paulo):
"A vida tem me mostrado que nem tudo pode ser do jeito que eu quero e que eu não posso ter o controle das coisas, principalmente do destino. Tenho que aprender a delegar e a confiar no outro. Mas uma coisa é certa, tudo que sou hoje é resultado de escolhas que fiz no passado, boas e ruins. E o que é mais certo disso tudo? Tudo que fiz foi sempre acreditando estar fazendo o melhor. Se vale um conselho: viva e faça as coisas consciente, pq, mesmo que dê errado, você fez tentando acertar e jamais deverá se culpar disso."
Nilton, 58 anos (Diretoria Comercial e Marketing MAG):
"Aprendi, ainda, que duas forças são vitais para a felicidade: nossos relacionamentos (e aqui na MAG os tenho fortes e profundos) e nossas realizações. Aprendi que palavras podem deixar um rastro de destruição ou realização.
Alice, 53 anos (Diretoria de Mercado MAG - BH)
"Envelhecer é dádiva! Ao longo da vida amadureci muito com os desafios diários de mãe, de esposa e da minha profissão. Posso dizer que aos 53 anos de idade estou muito mais madura e pronta para mais desafios que possam vir! E ainda comemoro 9 anos de MAG este mês, junto com nosso querido Instituto de Longevidade.... Ainda temos muito pela frente!"
Crédito: Arquivo pessoal /Doris, Meire, Adriana, Soraia, Nilton, Ana Claudia, Janio, Sandra, Xênia, Telma, Cristina, Rosemeire, Odete, Rosângela, Ieda, Silvana, Cícero, Maria Inês, Maria, Alaíde, Giovanna, Nelson, Selma e Denise, participantes da campanha de aniversário do Instituto de Longevidade MAG - Aprendendo com você e para você.
Novas profissões e habilidades
Doris, 64 anos (MAG GP)
"Aos 62 anos, quando eu pensava que profissionalmente minha vida estava encerrada, mandei um currículo para a MAG (sem a menor esperança). Para minha surpresa recebi um telefonema do RH dizendo que eu tinha sido aprovada. Pode parecer bobo pra muita gente, mas pra mim foi importante, pois me deu dignidade, e eu vi que mesmo com essa idade eu ainda era capaz de aprender e contribuir com as minhas experiências pretéritas."
Cícero, 58 anos
"Profissionalmente descobri uma nova maneira de ajudar os outros como especialista em proteção financeira. E como pessoa a ser bem menos ansioso com o futuro. Aprendi como aguardar certos acontecimentos que na verdade não são controlados somente pela minha vontade ou razão."
Xênia, 60 anos
"Aprendi a investir em Renda Variável por conta própria com 56 anos. Essa competência transformou minha vida financeira e também está ajudando a transformar outras vidas."
Isval, 76 anos
"Depois dos 50 anos, vários horizontes se descortinaram na minha vida trazendo novas conquistas. A primeira foi voltar à Universidade e fazer nova faculdade (Turismo, na PUC Campinas) e tornar-me gestor/proprietário de uma Agência de Turismo Ecológica. Até o momento aos 76 anos mantenho diariamente essas atividades e ainda sobra tempo para para os cursos e palestras da Universidade. Com certeza descobri e desenvolvi atividades depois dos 50 que mudaram a vida de um gerente de engenharia da IBM."
Saúde e bem-estar
Ieda, 55 anos
"Cinquentei no meio da pandemia, no mesmo ano que separei, menopausei e subpesei (menos de 50 KG). Comecei as aulas de pilates para não tomar remédios controlados. Continuo nos exercícios até hoje. Aprendi que não é envelhecer é viver. Com a idade e a situação que nos envolve no momento presente!"
Denise, 65 anos
"Depois dos 50 comecei a dar valor a coisas que antes não valorizava da forma como deveria. Aprendi depois dos cinquenta, embora não goste muito, que, se quero desfrutar de uma boa saúde, preciso me exercitar. Por isso, hoje faço pilates, e abandonei hábitos alimentares que me prejudicam.”
Sandra, 58 anos (Diretoria de Cooperativismo MAG)
"Eliminei 40 kg e comecei atividade física! Neste ano quero fazer aula de canto!"
Ana Claudia, 52 anos (Tesouraria MAG Seguros)
"Aprendi que o mundo está em constante movimento e que cada dia nos oferece uma nova oportunidade de aprender algo diferente. Percebi que as mudanças não ocorrem apenas no campo da tecnologia, mas também nas pessoas e nos conceitos que elas carregam. Compreendi que ter mais de meio século de vida é uma verdadeira dádiva e uma grande oportunidade para acumular experiências valiosas e ver o mundo sob diferentes perspectivas. E foi com base nessa teoria que eu tomei coragem e aprendi a nadar no mar."
Superação e propósito
Soraia, 52 anos (Benefícios Matriz MAG)
“Aprendi que devemos viver o melhor da vida e saborear cada minuto. Se quero fazer algo que antes tinha vergonha por algum motivo eu agora vou lá e faço. Acho que tomamos mais coragem quando chegamos nessa idade. Se alguém me reprimir eu pergunto o que foi? Sou do time 50+ podemos tudo."
Marlene, 77 anos
“Após essa idade aprendi que tudo na vida tem Causas e Efeitos, continuo sendo muito ansiosa, o que a idade não melhorou, porém, trouxe-me outros benefícios que estou aproveitando agora. Amo a vida e sou muitíssima grata a Deus, sempre por mais um dia de vida."
Benjamim, 73 anos
"Mudei de trabalho, cidade, profissão e me aventurei com confiança e segurança em um novo empreendimento. A idade me fez ver não existe riscos quando o conhecimento nos trás o que sempre tivemos medo de ousar."
Adriana, 51 anos (MAG Gestão Previdenciária)
"Estou aprendendo a dirigir."
Com propósito e ação, seguimos aprendendo com você e para você
Há 9 anos, o Instituto de Longevidade MAG segue aprendendo com você e para você para que mais pessoas tenham acesso a informações, ferramentas e caminhos para uma vida longa, ativa e digna.
Projetos como o Índice de Desenvolvimento da Longevidade (IDL) avaliam o preparo das cidades para receber melhor a população 60+. Além disso, os conteúdos sobre longevidade financeira ajudam pessoas a se planejarem para o futuro com mais segurança.
A missão do Instituto é clara: contribuir para uma sociedade em que todos possam envelhecer com qualidade. E isso passa, necessariamente, pelo acesso ao conhecimento. Afinal, estar em constante evolução é um direito de todas as idades.
Como disse Nilton, 58 anos: "Aprendi que somos aquilo que decidimos ser, e que sucesso mesmo, é ser feliz."
E você? O que deseja aprender no seu próximo capítulo?
Mantenha-se ativo e em constante evolução com o Programa ViverMais!
Com a iniciativa, associados ao Instituto de Longevidade MAG têm acesso a mais de 200 cursos online para se requalificar, adquirir novas habilidades e impulsionar sua carreira.
Não espere oportunidades passarem e invista no seu futuro hoje mesmo! Fale com nossos consultores e descubra como se associar para aprender sempre e se destacar.
Leia também:
Aprendizado contínuo é pilar para envelhecimento saudável
Lifelong learning: o aprendizado precisa ser contínuo, independente da idade
Odete Reis: ela começou a jornada como educadora financeira aos 54