Nesse mês de abril é aniversário do Instituto de Longevidade MAG, associação de representação de pessoas idosas e aposentados. Nossa história começou em abril de 2016, quando foi idealizado por Nilton Molina com a missão de discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil. 

Em entrevista para o portal, Molina contou que começou a pensar no Instituto aos 70 anos de idade. “A minha grande preocupação foram os exemplos que eu já começava a ver de amigos meus, conhecidos meus, que perdiam a capacidade laborativa de uma função que exerciam, e então se requalificavam. Recebendo pequenas aposentadorias ou pensões ou reservas, mas um enorme potencial pessoal de continuar produzindo para melhorar sua vida”, disse.

Desde a criação de um projeto cheio de propósito, são oito anos de história dedicada ao estudo do envelhecimento, visando levar reflexões e soluções para que os anos de vida de cada brasileiro tenham mais qualidade em todos os aspectos. Conheça os números e celebre o aniversário do Instituto de Longevidade MAG.

Números que ajudam a comemorar o aniversário do Instituto de Longevidade MAG

Em oito anos de existência, já são mais de 38 mil aposentados ou pensionistas 60+ cadastrados para o uso de diversos serviços no Instituto. Além disso, já publicamos mais de 3.400 conteúdos em nosso portal. Também tivemos mais de 31 milhões de leitores e 71 milhões de páginas visualizadas.

Desde nossa criação, impactamos mais de 263 milhões de pessoas através de matérias que saíram na Imprensa; e produzimos materiais importantes, como o Guia da Longevidade Financeira, a Websérie Longevidade; e diversos boletins macroeconômicos e indicadores 50+. 

Outro feito que deve ser comemorado no aniversário do Instituto de Longevidade é a criação do Programa ViverMais, um programa de benefícios voltado a pessoas entre 60 e 75 anos e/ou aposentados e pensionistas entre 18 e 75 anos.

Com ele, é possível ter acesso a benefícios e coberturas, como Tele Saúde, Assistência Residencial Master, Cursos de Requalificação, Desconto em Medicamentos, Assistência Funerária e Seguro de Vida.

Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade, em palestra no Expo Longevidade. Imagem para ilustrar a matéria sobre o aniversário do Instituto de Longevidade MAG. Crédito: Divulgação/Instituto de Longevidade

Que tal conhecer melhor alguns projetos do Instituto de Longevidade?

São muitos os projetos que executamos ao longo desses anos e vale a pena conhecer melhor cada um deles. Veja a seguir:

IDL

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade tem como objetivo medir o grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas populações. Foram realizadas três edições. A última foi lançada em 2023, alcançando a marca de 5.570 municípios brasileiros avaliados. Os resultados das edições do projeto já receberam cobertura da imprensa de TV (Jornal Nacional, Encontro com Patrícia Poeta, Balanço Geral, TV Canção Nova), Rádio (CBN), Jornal (Estado de SP, O Globo, Zero Hora, Gazeta do Povo e Valor Econômico) e Internet (UOL Viva Bem). 

GPL

O projeto Gestão Pública para Longevidade foi uma capacitação oferecida a gestores públicos e membros de conselhos da pessoa idosa. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Longevidade MAG com o apoio do Conselho Nacional da Pessoa Idosa. A relevância da proposta do GPL fez com que o projeto fosse apoiado com recursos do Fundo Nacional da Pessoa Idosa. 

Pesquisa de Preparação para Aposentadoria

A Pesquisa de Preparação para Aposentadoria foi um projeto que visou avaliar o grau de preparação dos brasileiros para aposentadoria, avaliando desde aspirações até planos efetivamente implementados pelos indivíduos para garantir a sua segurança financeira em seu futuro. A pesquisa teve seis edições no Brasil, tendo sido realizada entre 2014 e 2019. Ela obteve cobertura de imprensa de veículos como Globo News, Estado de São Paulo e Valor Econômico. 

Guia da Longevidade Financeira

O Instituto de Longevidade MAG elaborou o conceito de Longevidade Financeira, que indica os principais passos para que seja possível alcançar bem-estar financeiro ao longo de toda a vida. São eles: Ganhar mais, Poupar certo, Gastar bem, Investir melhor e Proteger capital. A apresentação ao público desse conceito em linguagem fácil e aplicável foi feita no Guia da Longevidade Financeira. Trata-se de um e-book que se encontra disponível para acesso no portal do Instituto de Longevidade MAG. 

Indicadores Macroeconômicos 50+

Os Indicadores Macroeconômicos 50+ propõem analisar um dos principais indicadores de inflação do país, o IPCA, com ênfase na cesta de consumo de pessoas mais velhas. Fazendo um balanceamento no percentual de cada rubrica que compõe o IPCA, o IPCA Aposentados e o IPCA 50+ permitem entender a realidade macroeconômica desses segmentos, contribuindo com o debate sobre a Longevidade Financeira nessa etapa da vida. Os Indicadores Macroeconômicos 50+ receberam cobertura de veículos como Folha de São Paulo, O Globo e G1. 

Programa de Benefícios ViverMais

O PVM é o plano associativo do Instituto de Longevidade MAG, lançado em 2023. Ele oferece benefícios para pessoas 60+ ou aposentados e pensionistas de qualquer idade. É composto por Seguro de Vida, Serviço de Assistência Funeral, Telessaúde, Desconto em Medicamentos, 2ª Opinião Médica, Assistência Residencial, Cursos de Requalificação e Atendimento INSS. Com o PVM, oferecemos aos nossos associados uma solução concreta para os desafios da Longevidade Financeira.

Aproveite nosso conteúdo informativo e confiável

Aqui no portal, nosso principal meio de informação, o objetivo tem sido levar conteúdo útil, confiável e que ajude os idosos a  terem as ferramentas necessárias para garantir uma vida melhor. 

Para comemorar com a gente o aniversário do Instituto de Longevidade MAG, separamos algumas reflexões de longevos entrevistados por aqui e que servem de inspiração. 

Confira e celebre a vida conosco o aniversário do Instituto de Longevidade MAG!

“Nós nos renovamos e revivemos a cada show. Então não dá para a gente parar de expelir essa emoção da música aos 60, 70 anos. Eu passei por seis gerações bem diferentes de uma forma natural, porque sentia vontade de continuar criando nesta vida que cobra da gente ser feliz. Que cobra alegria”. (Gel Ribeiro, baterista da banda Divina Decadência)

“Eu penso que é preciso aprender a guardar dinheiro porque se vivemos mais 20, 30 anos além da aposentadoria é preciso viver bem. Minha mãe e minha sogra, por exemplo, não guardaram nada, era outra época. E quando você começa a ter controle sobre seu dinheiro, seu cérebro muda”. (Odete Reis, educadora financeira).

“Eu acho que o mundo está acordando, mas não acho que é porque as pessoas são boazinhas. Acho que a gente vai ver um crescimento grande na publicidade, nos programas, mas por um motivo simples e capitalista: esse grupo consome e movimenta pra lá de trilhão. Esse grupo 60 + em termos de consumo representa o consumo de toda a classe C mais o consumo de todas as mulheres”. (Leilane Neubarth, jornalista)

“Se prepare, tenha orgulho da sua história, conte com orgulho a sua idade. Deixe escrito para os seus netos. Tenha planos, sonhos, amigos, viagens, não fique apenas sentado na frente da TV. Hoje falo com mulheres porque acho que o homem tem uma estrutura psicológica há muitos anos que o segura. E eu nem acho que sou idosa, eu vou ser idosa com 90 anos apenas. Eu sou madura. E quem disse que fruta madura não é boa? (risos)”. (Claudia Grande, criadora do Projeto 60 anos). 


Neste aniversário do Instituto de Longevidade MAG, conheça mais sobre o Programa ViverMais

Associados ao Instituto de Longevidade tem acesso a diversos serviços exclusivos, pensados na qualidade de pessoa de pessoas 60+. Com o Programa de Benefícios ViverMais, aposentados, pensionistas e pessoas com 60 anos ou mais contam com descontos em medicamentos, seguro de vida, teleconsulta, entre outros serviços.  

Veja como se associar e saiba como viver mais e melhor!

Leia também:

Veja como se associar ao Instituto de Longevidade e ter diversos benefícios

Programa de Benefícios ViverMais: conheça o novo projeto do Instituto de Longevidade

Longevidade Financeira: os 5 pilares que você deve conhecer

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: