Um levantamento realizado pelo Índice Global de Aposentadoria, divulgado pela revista digital International Living, indicou os melhores países para se aposentar. Os critérios usados para a escolha das posições envolvem a experiência do cotidiano dos moradores, a qualidade de vida e o baixo gasto em dinheiro.

A International Living pontuou que a metodologia para o ranking dos melhores países para se aposentar não é científico. Sem relação com agentes imobiliários ou organizações de turismo e desenvolvimento econômico, os critérios usados foram diferentes.

Os países foram avaliados em habitação, clima, vistos e benefícios, custo de vida, saúde, afinidade e adaptação, desenvolvimento e governança. Além disso, transporte público, internet confiável e rápida e infraestrutura do país também foram critérios considerados.

A empresa pontua que as escolhas foram feitas em relação ao estilo de vida e à moeda norte-americana.
Um casal de idosos andando na praia enquanto se olham e sorriem. Imagem para ilustrar a matéria sobre melhores países para se aposentar.Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock 

Veja a lista dos melhores países para se aposentar

Na lista, cinco países latino-americanos ganham destaque. Seus diferenciais e atrativos são o custo benefício, a hospitalidade, a assistência médica e as paisagens naturais. Características interessantes para quem quer aproveitar uma aposentadoria tranquila.

Confira a lista completa dos melhores países para se aposentar abaixo:

  1. Costa Rica

  2. Portugal

  3. México

  4. Panamá

  5. Espanha

  6. Equador

  7. Grécia

  8. Malásia

  9. França

  10. Colômbia

De acordo com a International Living, a Colômbia, por exemplo, se destaca pela diversidade de ilhas, parques e pelo ambiente urbano. O Equador tem o seu clima estável como uma das principais características. O Panamá, segundo a pesquisa, é o país com melhor desempenho na América Latina no quesito ambiental e sustentável. O México ganha destaque pela cultura amigável e pelas paisagens naturais. Já a Costa Rica foi eleita como o país mais feliz da América Latina.


No Brasil, o IDL, Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, é amplamente reconhecido como o indicador das melhores cidades para envelhecer. Você sabe qual o ranking da sua cidade? Será que ela está entre as melhores para o envelhecimento? Descubra mais sobre o IDL 2023 e descubra!

Leia também:

Cuidar da saúde é fundamental para a sua Longevidade Financeira, garante especialista

Quanto poupar ao longo da vida para garantir sua longevidade financeira?

Longevidade Financeira é o segredo para ter uma aposentadoria tranquila

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: