Em agosto de 2021, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o início de um novo programa social: o Auxílio Brasil. O programa substuti o Bolsa Família, projeto que tem como a proposta combater a insegurança alimentar e extrema pobreza no país. Todos os valores do novo programa, contudo, demoraram para serem anunciados, causando grande expectativa.
Como o Auxílio Brasil vai funcionar?
O novo programa social tem três modalidades: um para a primeira infância, um para famílias com jovens de até 21 anos e o terceiro para a complementação destes dois, para as famílias que, mesmo com o auxílio, não conseguirem sair da extrema pobreza.
O presidente Bolsonaro também prometeu um aumento de 50% no valor médio do Bolsa Família, que, antes de seu encerramento, era de R$ 189.
Para se cadastrar no Auxílio Brasil, basta se inscrever no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e manter o Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizado.
Crédito: Rafastockbr/shutterstock
Outros benefícios do programa Auxílio Brasil
Medidas Emancipatórias
Haverá um bônus para quem conseguir sair do enquadramento do programa. Caso algum participante do Auxílio Brasil tenha um aumento de renda, ele poderá receber os benefícios por mais 24 meses (dois anos).
Ainda segundo o Ministério da Cidadania, aqueles que saírem por vontade própria ou após esses 24 meses, poderão retornar para o programa com prioridade, caso atendam às necessidades do enquadramento do projeto.
Programa Alimenta Brasil
Substituindo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os alimentos serão comprados de produtores de agricultura familiar pelo governo, garantindo renda para as famílias rurais. Além disso, os agricultores em situação de extrema pobreza contarão com o Auxílio Inclusão Produtiva Rural por até 36 meses.
Todos os alimentos comprados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso à alimentação.
Se planejar é fundamental para garantir a sua Longevidade Financeiro. Para isso, baixe a planilha a seguir e tenha um melhor planejamento de seus gastos.
Planilha de Planejamento Financeiro
Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!
Leia Também:
Lucros do FGTS são distribuídos pela Caixa; confira se você foi um dos beneficiados
Auxílio-inclusão: saiba quem terá direito ao novo benefício
INSS para autônomos e MEI: regras são alteradas e aposentadoria pode ficar mais distante