O Código Civil brasileiro, que regula as relações em sociedade, está passando por uma atualização significativa. Uma das mudanças mais notáveis é a alteração nos direitos de herança para viúvos e viúvas. Atualmente o projeto é analisado pelo Senado e, caso aprovado, o direito ao patrimônio será alterado.

Mudanças propostas que podem impactar os direitos de herança

O anteprojeto apresentado ao Senado prevê que os cônjuges deixem de ser herdeiros necessários. Na prática, isso significa que o viúvo ou a viúva deixam de ter direito à herança, caso a pessoa falecida tenha filhos ou pais vivos. O cônjuge sobrevivente só poderá ter direito à herança se não existirem herdeiros necessários – descendentes (filhos e netos) ou ascendentes (pais e avós) – ou se a parte que faleceu deixar testamento.

Um casal de idosos assinando documento. Imagem para ilustrar a matéria sobre direitos de herança. Crédito: fizkes/Shutterstock

Impacto na vida das mulheres

Essa mudança gerou polêmica, principalmente devido à invisibilização do papel das mulheres como responsáveis pelo trabalho doméstico. Muitas mulheres abdicam de suas carreiras para cuidar da família e da casa, e essa mudança pode deixá-las sem direito à herança.

Flexibilidade e autonomia?

Por outro lado, o projeto visa permitir maior flexibilidade para os cônjuges regularem livremente suas questões patrimoniais. Se um dos cônjuges quiser que o outro receba parte do patrimônio em caso de falecimento, basta indicar essa vontade em testamento.

As mudanças propostas no Código Civil têm o potencial de alterar significativamente os direitos de herança dos viúvos no Brasil. Enquanto alguns vêem isso como um passo em direção à maior autonomia e flexibilidade, outros estão preocupados com o impacto que isso pode ter sobre aqueles que dedicaram suas vidas ao cuidado da família.


Que tal contar com seguro de vida e assistência funeral para garantir proteção à sua família? O Programa de Benefícios ViverMais conta com esses e outros serviços exclusivos para você. O seguro é uma forma de proteger você e toda a sua família. Associados ao Programa ViverMais têm o amparo da MAG Seguros para os momentos mais delicados da vida.

Conheça as opções de pacotes e torne-se um associado do Programa de Benefícios ViverMais!

Leia também:

Herança ou seguro de vida para os herdeiros? Entenda as diferenças

Brigas pela herança dos pais: veja como evitar conflitos familiares

Seguro de vida e assistência funeral: proteja a sua família

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: