Economizar dinheiro é algo que todo mundo gosta de fazer quando tem oportunidade. Afinal, quem não gasta à toa e não desperdiça, também consegue poupar para objetivos mais importantes. Ou, ao menos, para não ficar endividado. Em 2023, o endividamento das famílias brasileiras atingiu quase 80% das famílias. E como poupar, investir ou pensar em Longevidade Financeira quando há dívidas?

Para ajudar os brasileiros a economizar dinheiro, o especialista em finanças pessoais João Victorino estudou alternativas possíveis de serem inseridas no dia a dia.

“Seguindo algumas dicas você pode conquistar aquele grande sonho, que muitas vezes está perto e longe ao mesmo tempo. Priorize o pagamento de suas dívidas e depois suas metas, assim, fica mais fácil manter a estabilidade financeira. Com planejamento, todos podemos ir longe”, explica o especialista.

Economizar dinheiro é algo que pode ser feito com algumas táticasCrédito: Eak/Shutterstock

Confira táticas para começar já a economizar dinheiro

1. Abra uma conta em um banco digital

Existem várias opções de manter uma conta sem custo. Deste modo, você consegue economizar algo em torno de quase mil reais por ano com custos de manutenção bancária.

2. Ative o débito automático para guardar uma quantia mensalmente

Este modo é interessante para os esquecidos, pois evita ter que lembrar de guardar um valor a cada mês, tornando-se um passo valioso e positivo para suas finanças.

3. Construa uma lista mensal de compras

A lista facilita na hora de economizar. Assim, você consegue resistir aquela oferta incrível e arrasadora onde você compra três pacotes, precisando de apenas um. Além disso, lembre-se de não fazer compras com fome. Você pode acabar sendo influenciado por seu estômago e acabará gastando mais do que planejado.

4. Para economizar dinheiro, crie uma conta separada para grandes objetivos

Com ela, você podereservar dinheiro para viagens, shows, upgrade de eletrônicos e etc.

5. Faça um plano para pagar suas dívidas

Seja qual for a dívida, o especialista explica que a primeira abordagem é tentar a renegociação. Assim, quanto mais rápido você puder saldar seu débito, menos você pagará em juros.

6. Crie um desafio para si próprio

Tente, por exemplo, reduzir gastos desnecessários por pequenos períodos de tempo. Essa atitude é uma excelente maneira de criar motivação financeira e conseguir economizar dinheiro.

7. Se precisa ir até o trabalho, leve o almoço de casa

Isso pode ajudar a evitar grandes gastos, além de possibilitar uma alimentação saudável. Construir um plano para pagar dívidas e levar almoço de casa são dicas que ajudam na hora de economizar dinheiro.

8. Planeje com antecedência e esteja atento aos gastos em viagens

Se você pretende viajar, prefira comprar passagens com antecedência, assim, você consegue grandes descontos. Além disso, faça um planejamento de roteiro e de gastos de viagens, evitando fugir da sua lista. Essa é uma maneira de manter o foco mesmo no momento de lazer.

9. Em sua casa, também mantenha o controle dos gastos

Fique atento sobre a temperatura do aquecedor a gás controlada - assim você evita o desperdício de água para ajustar a temperatura na hora do banho. Substitua as lâmpadas, optando pelas de LED, que podem reduzir em média 70% do consumo de energia.

10. Tire os carregadores da tomada

Todos consomem energia, principalmente os de celular.


Se você tem planos para o futuro, mas não sabe como começar a se organizar, baixe a planilha dos sonhos e veja como alcançá-los.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


Leia também:

Quanto economizar para aposentadoria? Saiba tudo aqui!

Dinheiro compra saúde? Descubra como se cuidar gastando pouco

Ganhar dinheiro rápido é uma necessidade sua? Confira 13 boas ideias para aproveitar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: