Desde a sua criação pelo Instituto de Longevidade MAG, o conceito de Longevidade Financeira trouxe importantes contribuições para o campo das Finanças Pessoais. São elas:

  • Apresenta a solução financeira para o maior desafio do século, que é o de viver em boas condições o bônus de uma vida mais longa.
  • Responde melhor a todos sobre suas incertezas econômicas globais e locais - somadas aos riscos individuais e familiares (doenças, perda de emprego, gastos inesperados, além do caráter emocional das finanças pessoais).
  • Tem como diretriz uma ação não apenas em fases adiantadas de idade – ou em sua preparação para ela – mas valoriza o bem-estar de maneira uniforme, desde o início da idade adulta.

Método: o conceito das 4 bases

O que explica o sucesso do conceito de Longevidade Financeira em dar conta de todos os aspectos acima é que ele não se baseia apenas em uma reflexão teórica sobre o que pode ser melhor para as Finanças Pessoais, mas está associado a um método com diretrizes claras a pôr em prática. E é pela abrangência desse método que o conceito atinge seus objetivos.

Educadores financeiros costumam tratar de modo muito simplista o caminho para o sucesso financeiro, valorizando máximas como “Você deve gastar menos que ganha”, “Pague-se primeiro” ou “Não poupe, invista”.

Essas fórmulas não estão erradas, mas sua apresentação de forma fragmentada sim. Orientações ao público deveriam considerá-las todas. Isso torna o método mais completo e, portanto, com maiores chances de êxito.

Inicialmente, o método desenvolvido pelo Instituto de Longevidade MAG considerou como elementos centrais da construção da longevidade financeira os seguintes pilares:

  • Ganhar Mais: tem a ver com a entrada de receita e a capacidade de aumentá-la (de acordo com o contexto do indivíduo)
  • Gastar bem: fala de um gasto que, naturalmente, cabe no bolso do consumidor; porém, inclui a noção de satisfação gerada pelo gasto.
  • Poupar na medida certa: ligado à ideia de que não se trata de poupar tudo a qualquer custo (ninguém vai ficar rico porque está cortando o café expresso das tardes), mas sim em uma quantia equilibrada – o quanto deve ser poupado é apontado pelo método.
  • Investir melhor – pilar importante para descomprimir a necessidade de ganhar e poupar.

Por acreditarmos que esses pilares consolidavam uma visão completa do bem-estar financeiro, chamamos o seu método correspondente de Método das 4 bases, em analogia com uma mesa que, para ser estável, precisa se apoiar firmemente sobre os quatro pés.

Desde 2019, essa foi a diretriz que usamos para criar conteúdos à audiência do portal e dos canais do Instituto de Longevidade MAG.

O método se utiliza da imagem de um automóvel, que sempre precisa de quatro rodas bem calibradas mais uma quinta de emergência. Foto: Vectors Bang / Shutterstock.

O método se utiliza da imagem de um automóvel, que sempre precisa de quatro rodas bem calibradas mais uma quinta de emergência. Foto: Vectors Bang / Shutterstock.

O ajuste

Todos sabemos o quanto o ano de 2020 foi desafiador em termos de Finanças Pessoais – e a situação ainda não melhorou em 2021. A pandemia do Covid-19 desfez planos e trouxe muita instabilidade, com a perda de renda e aumento de vulnerabilidade financeira para milhões de pessoas.

No Instituto de Longevidade MAG, fizemos questão de, nesse contexto, reforçar nossas entregas no campo da Longevidade Financeira, tendo produzido mais de 60 conteúdos no portal sobre o tema.

Além disso, participamos da Semana Nacional de Educação Financeira, evento promovido por órgãos do Governo Federal, lançando um e-book explicativo sobre o nosso método.

A Semana ENEF 2020, ocorrida no mês de novembro, teve como tema a Resiliência Financeira. Nessa oportunidade, discutimos de forma aprofundada a importância dos seguros em precaver ou mitigar perdas que inevitavelmente vêm em situações como as que estamos vivemos na pandemia.

Naturalmente, gastos com proteções financeiras já estavam contemplados no conceito de Longevidade Financeira, especificamente dentro do que consideramos “Gastar Bem” (isto é, realizar gastos que realmente importam para o nosso bem-estar).

No entanto, a dureza das atuais circunstâncias nos fez perceber que fazia sentido tratar a proteção contra riscos e imprevistos de outro modo. A proteção contra imprevistos merecia um lugar de maior destaque na estrutura conceitual da Longevidade Financeira.

Método das 5 rodas

Assim, o método foi rebatizado, passando hoje a se chamar “5 rodas”. Em vez da analogia da mesa que precisa de quatro firmes bases, escolhemos a imagem do automóvel, que sempre precisa de quatro rodas com pneus bem calibrados para rodar com segurança. Mas que, além disso, sempre traz uma previdente quinta roda de estepe, para substituir uma das outras em caso de emergência.

Em outras palavras, com a reformulação, podemos dizer que os pilares da Longevidade Financeira são os quatro já citados (Ganhar mais; Gastar bem; Poupar na medida certa; Investir melhor) mais o quinto (Proteger-se de imprevistos).

Não há na vida o que não possa ser melhorado e é certo que nada nem ninguém está passando indiferente pela tormenta da Covid-19. Quem acaso teve a sorte de não perder renda ou mesmo a vida, é certo que muito refletiu e aprendeu. Para nós, do Instituto de Longevidade MAG, entre as várias lições, ficou essa: a proteção dos imprevistos é um componente central da conquista da Longevidade Financeira.

Por isso, para continuar firme com sua família nesta longa viagem da longevidade que temos pela frente, dê atenção não somente às 4 rodas que tocam a estrada, mas também àquela que você leva de reserva. Cuide bem de todas.

Colaboração: Hirbis Girolli

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: