A pandemia "forçou" os brasileiros a pouparem. Segundo pesquisa Datafolha, 36% dos brasileiros conseguiram poupar dinheiro em 2020. Porém, para 56% isso só foi possível porque a crise da Covid-19 tornou mais difícil hábitos como viajar, ir a restaurantes, bares e outras opções de lazer.

Conforme apurou a pesquisa, encomendada pela Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), cerca de 20 milhões de brasileiros economizaram com as despesas em 2020. O estudo ouviu 3,4 mil pessoas entre novembro e dezembro de 2020.

Segundo a pesquisa, 7% dos entrevistados alegaram que fizeram algum tipo de economia financeira simplesmente porque “não tinham onde gastar”. A principal redução de gastos foi com turismo e lazer. Essa economia foi mais comum entre pessoas de classes A e B.

Sem ter com o que gastar, brasileiros foram forçados a poupar dinheiro na pandemia, diz pesquisa

Sem ter com o que gastar, brasileiros foram "forçados" a poupar dinheiro na pandemia, diz pesquisa

Um percentual menor de pessoas fez economia como uma estratégia para de fato reduzir gastos. De acordo com o Datafolha/Anbima, 24% disseram ter cortado compras supérfluas e outros 19% afirmaram que controlaram as despesas.

Os dados apontaram também que 55% dos entrevistados tiveram a renda reduzida. Para 10% deles, a perda de renda foi total.

Se por um lado a pandemia proporcionou uma poupança “forçada” para alguns, para quem já tinha a prática de economizar, a crise sanitária teve outro resultado no sentido contrário. Em comparação com 2019, caiu em cerca de 15% o número de pessoas que usavam o controle de despesas e poupança para ter uma reserva financeira.


Quer poupar dinheiro? Baixe agora nossa planilha de finanças pessoais para te ajudar a criar esse hábito!

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: