O planejamento é parte fundamental para realização de objetivos de longo prazo. E uma boa educação financeira e um produto de poupança adequado são as principais ferramentas que possibilitam o bom gerenciamento de um plano efetivo para o futuro, seja para uma construção, uma viagem em família, ou até mesmo para financiar uma faculdade para os filhos. Desta forma, buscar a melhor maneira de poupar esses recursos de acordo com cada realidade é o primeiro passo para a realização de um projeto.

Neste sentido, produtos de previdência podem ser uma alternativa para quem deseja começar a poupar e alcançar a estabilidade e liquidez no longo prazo.

No sistema fechado de previdência há modelos de planos oferecidos por diversas entidades que permitem começar a investir com valores iniciais baixos. Um desses modelos é o PrevSonho, que tem como foco a realização de um sonho ou conquista no médio prazo. Com ele, o participante pode utilizar parte das reservas acumuladas para financiar estudos ou uma viagem, por exemplo. A outra parte permanecerá na previdência para a realização de um sonho maior: assegurar a aposentadoria tranquila no futuro.

Previdência privada como aliada na realização de objetivos a longo prazo

Crédito: Ground Picture/shutterstock

A educação previdenciária é um importante pilar da educação financeira e deve ser priorizada desde cedo. O jovem que administra com sabedoria as suas finanças e faz uma poupança previdenciária chegará à maturidade com a segurança de uma fonte de renda confiável e ainda poderá realizar sonhos em paralelo à jornada de aposentadoria.

Sendo assim, podemos dizer que ela deve estar presente da vida dos brasileiros, principalmente daqueles que desejam realizar um sonho a longo prazo. À vista disso, os planos de previdência, em conjunto com outras ações, podem ser considerados quando falamos em formação de poupança, tanto para auxiliar o participante a alcançar este objetivo quanto para a composição de uma renda estável no período de aposentadoria.


E para começar 2023 com o pé direito, baixe agora mesmo o nosso Guia da Longevidade Financeira. Aprender a se planejar financeiramente nunca foi tão fácil! 

Botão para baixar o Guia da Longevidade Financeira.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: