Você já pensou em ter um seguro residencial, mas achou que não era tão importante? Nós vamos explicar como funciona para conseguir decidir conscientemente! Para começar, um seguro residencial é uma ferramenta de proteção como todos os outros seguros. Ele ajuda a proteger um bem que, normalmente, pode-se levar um bom tempo e dinheiro para adquirir. E o custo benefício, acredite, costuma valer muito a pena!

De acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), existiam cerca de 10,3 milhões de apólices de seguro residencial no Brasil em 2018. Eles cobriam 14,6% dos domicílios brasileiros. Parece pouco? De forma geral, saiba que o brasileiro não tem uma cultura voltada para a proteção de bens. Apenas 14% da população conta com um seguro. De acordo com Diego Vinicius Rocha, head de parcerias na Simple2U, em entrevista na StaysUp 2022, em países desenvolvidos normalmente 90% da população conta com algum tipo de proteção.

Mas com relação ao seguro residencial, faltam informações e hábitos que mostrem o quanto pode ser importante proteger o imóvel, seja próprio, alugado ou que venha a ser usado como uma fonte de renda através do aluguel. 

Seguro residencial é ferramenta de proteção de patrimônio

Foto: shisu_ka/Shutterstock

Seguro residencial pode ter várias coberturas distintas

De acordo com informações da Susep, o seguro residencial é um tipo de seguro compreensivo Ele é assim chamado por conter diversas  coberturas.  Este seguro é destinado a residências individuais, casas e apartamentos, habituais ou de  veraneio. O órgão explica, em cartilha, que  a única cobertura obrigatória do seguro residencial é a de incêndio. 

"As demais coberturas deverão  ser contratadas de acordo com o tipo de risco a que o imóvel a ser segurado estiver sujeito.  Há coberturas que indenizam os danos causados por alagamento,  queimadas em zona rural, vendaval, impacto de veículos, queda de aeronave, danos elétricos,  dentre outras", explica.

O preço a ser pago pelo seguro vai depender do que foi contratado, por isso é importante ter clareza sobre as necessidades e também entender o que a seguradora oferece em termos de cobertura e assistência. 

Garantia para fonte de renda

"No caso de seguros para imóveis que são usados como fonte de renda, trata-se de um seguro  que garante a continuidade do negocio, do aluguel. A proteção pode ser indenizada atraves de coberturas especificas. Há coberturas mais subjetivas também, como perda do pagamento de aluguel. Por exemplo, se o dono ficar um período sem alugar por causa de um incêndio, existem  coberturas que garantem dinheiro enquanto o imóvel está sendo arrumado", explicou Diego, da Simple2U.

"Em casa de praia é comum destalhar, por exemplo, e enquanto o anfitrião espera a reparação, ele pode garantir a continuidade do negocio. O seguro residencial é um colchão importante para conseguir proteger um bem maior. Ou seja, garantir a continuidade no recebimento da renda", disse ele.

Assistências preventivas geram valor

Outro aspecto interessante do seguro residencial são as assistências preventivas e emergenciais. Ou seja, reparos de canos, montagem de moveis, chaveiro, etc. "Além disso, um seguro residencial protege outros aspectos: se um ladrão roubar ou o gás vazar, se precisar de limpeza de ar condicionado, dedetização, limpeza de caixa d'água. Ou seja, assistencias essenciais que contribuem para preservação do imovel", explicou Diego.

Atualmente, além das seguradoras tradicionais, estão surgindo insurtehs que usam tecnologia para oferecer maior personalização nos seguros oferecidos. É o chamado "on demand"  "A conectividade coloca o cliente no centro da proposta. Atraves da tecnologia é feita a analise de risco e oferecido um preço justo para o cliente. Está mais facil comprar o seguro, o mais dificil é mostrar para as pessoas que há necessidade de proteção.", disse o executivo da Simple2U. 

O especialista diz que as tecnologias emergentes de hoje permitem que o cliente fique protegido onde e quando quiser. " As apólices tradicionais tinham amarras mais longas e contratos anuais. Hoje não. Basta acionar quando desejar".

No caso da Simple2U, é possível escolher os momentos de acionar ou não o seguro (e contar com cashback para o que não for usado) e ainda contar com assistências totalmente persionalizadas, como troca do pneu da bike ou medicamento em domicílio para o pet. Saiba mais aqui


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Proteção de capital: como os seguros podem ajudar 

Seguro de vida: entenda o seu custo-benefício 

Doenças crônicas: quais delas o seguro de vida pode aceitar? 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: