A partir de hoje, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem a primeira parcela do 13º salário. Esse dinheiro extra pode dar fôlego às contas bancárias de milhões de segurados, mas deve ser usado com consciência e responsabilidade.

Fernanda Monnerat, diretora do SerasaConsumidor, fala sobre algumas dicas para aposentados e recomenda a oportunidade para se organizar financeiramente, “para complementar um orçamento mais curto, cuidar da saúde ou até mesmo poupar e fazer bons investimentos, desde que o aposentado não esteja com dívidas em atraso.”

Confira, a seguir, da consultoria, 7 dicas para aposentados de como usar com sabedoria a antecipação do abono anual. Em tempo: a segunda parcela chega em novembro.

1) Coloque as finanças em ordem

Se o orçamento da casa estiver descontrolado, antes de sacar a primeira parcela do 13º salário, é importante se organizar. Faça uma lista com todas as contas e compare com a renda mensal.

Dessa maneira, será possível identificar se você está gastando mais do que ganha e fazer alguns ajustes, como, por exemplo, cortar supérfluos.

Se for necessário, o abono pode ser usado para ajudar no pagamento das contas essenciais, como água, luz e alimentação.

2) Quite ou antecipe o pagamento de dívidas

Se as contas estão em dia, mas existem financiamentos e prestações a longo prazo, é uma boa oportunidade para ganhar um desconto ao antecipar algumas ou todas as parcelas da dívida.

Entre em contato com a instituição financeira e/ou loja e peça o cálculo. Se achar vantajoso, use então esse dinheiro extra para reduzir ou até mesmo eliminar essas despesas do orçamento.

3) Cuide da sua saúde

Invista em qualidade de vida, agendando uma consulta anual no médico e/ou dentista. Se for necessário, o abono também pode ser útil para algum tratamento ou na compra de remédios.

4) Invista em aplicações financeiras

Se as contas estão em dia, aproveite os juros altos para poupar e garantir bons rendimentos de aplicações financeiras, que podem, inclusive, ajudar a pagar as contas do começo do ano que vem, como IPVA e IPTU.

5) Evite emprestar

Quem está pensando em emprestar o dinheiro para parentes ou amigos precisa ficar atento: por mais bem-intencionada que essa pessoa possa ser, sempre há o risco de descontrole financeiro e de não pagamento.

6) Não exagere nas compras de Natal

Com as dívidas quitadas, parte do 13º salário pode ser usada para antecipar compras de Natal para familiares e amigos, economizando com promoções e escapando das lojas lotadas do final do ano.

7) Planeje uma viagem

Outra oportunidade para quem está com o orçamento controlado e já tem uma reserva de emergência é aproveitar o período de baixa temporada para viajar e celebrar a vida. Mas com economia: busque descontos e promoções especiais para quem tem acima de 60 anos.

Compartilhe com seus amigos