O Ano Novo chegou enchendo os corações de esperança em dias melhores. A descoberta de novas vacinas contra a Covid-19 e o início da fase de imunização da população já nos fazem enxergar uma luz no fim do túnel para o fim dessa pandemia. Claro, não foi à toa que você pulou as 7 ondas no mar na noite de réveillon nem fez tantas promessas. Nossos pedidos começam a ser atendidos.

Mas calma! Também não é por isso que você vai sair por aí comemorando e gastando todo o dinheiro que ainda resta do seu auxílio emergencial ou do 13º salário. É importante lembrar que há contas do começo do ano que geralmente vencem em janeiro e que precisam ser pagas.

E para te ajudar a não se esquecer de nenhuma delas, a orientação dos especialistas é para que você utilize uma planilha de controle financeiro, que pode ser impressa ou on-line. Anotando todo o dinheiro que entra e todo dinheiro que sai, será mais fácil ter um controle das suas finanças, evitando o pagamento de juros por atrasos.

Contas do começo do ano

Confira abaixo todas as contas do começo do ano que você não pode esquecer.

Contas do começo do ano

IPTU

A sigla significa Imposto Predial e Territorial Urbano, que deve ser pago por todo cidadão que possua imóvel ou terreno em seu nome. O valor varia de município para município e pode ser pago à vista ou parcelado.

Alguns contratos de aluguel definem que o pagamento desse imposto passe para o locatário durante o período do contrato de locação. Por isso, se você mora em imóvel alugado, fique ligado. Vale reler o documento para saber se essa é mais uma das suas responsabilidades contratuais.

IPVA

Se você tem um carro ou qualquer outro tipo de veículo automotor, você precisa pagar o IPVA (Imposto sobre Veículo Automotor) anualmente. Os valores e prazos para pagamento também variam de estado para estado. Para mais informações, acesse o site do Detran local.

Seguro do carro

Não vale a pena correr o risco de perder um patrimônio de valor tão expressivo como um carro, não é mesmo? Se hoje você tivesse seu veículo furtado ou avariado por algum acidente, você teria o dinheiro necessário para comprar outro ou realizar o conserto?

Por isso, é importante contar com a proteção de um seguro para o seu carro. Mesmo que o vencimento seja lá para o final do ano, já comece a se planejar para ter o dinheiro necessário quando chegar o momento.

Volta às aulas

Se você tem filhos ou netos, o início do ano também é o momento em que os gastos aumentam consideravelmente com a taxa de matrícula escolar (caso seus filhos estudem em escola particular), compra de uniforme e de materiais didáticos.

Isso sem falar na possibilidade real de um reajuste no valor da mensalidade escolar. Se isso acontecer, vale a pena revisar todo o seu planejamento anual porque as despesas vão aumentar.

Parcelado ou à vista?

Geralmente existe um desconto no valor do serviço ou imposto para quem realiza o pagamento à vista. Porém, se as contas forem muitas, talvez valha a pena optar pelo parcelamento para conseguir honrar todos os seus compromissos financeiros.

Coloque tudo na ponta do lápis, some os valores à vista com desconto e compare com os valores das parcelas. Assim, você poderá escolher a opção que doer menos no seu bolso.

Controlar as despesas previstas para o ano é a melhor saída

Como já dissemos no início deste texto, a melhor forma de você ter o controle das suas contas é colocando tudo no papel. Pensando nisso, o Instituto de Longevidade preparou uma planilha financeira para ajudar você a ter um 2021 mais tranquilo.

Preencha o formulário ao final desta leitura para baixar a planilha. Imprima e comece a preencher mês a mês, informando suas receitas e despesas e especificando cada um dos itens.

Também é importante incluir, entre suas despesas, os gastos simples do dia a dia, como um lanchinho, um sorvete, um doce, uma cervejinha ou refrigerante, a pequena compra no mercado ou na feira, enfim, tudo o que fuja aos itens da sua planilha. Esse controle permitirá que você se planeje para passar o ano com mais tranquilidade.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: