É possível economizar na viagem de férias sem perder a alegria do momento e sem deixar de aproveitar, mas, para isso, o planejamento é muito importante. 

Sabemos que o final do ano está aí e as férias de verão também. Quem se planejou financeiramente vai poder descansar sem trazer problema para o bolso. Já quem não se planejou pode ter que encarar custos mais altos de hospedagem e passagem, entre outros. 

Como nessa época do ano muita gente recebe 13º salário, acaba não dando a atenção devida ao dinheiro extra, especialmente se vai viajar com a família. Mas é preciso prestar um pouco mais de atenção para não gastar dinheiro à toa. 

Economizar na viagem de férias é possível com pesquisa e planejamento

Foto: Ground Picture/Shutterstock

Economizar na viagem de férias é possível com adaptação e planejamento

De acordo com Gustavo Raposo, CEO da fintech leve, focada em bem-estar financeiro, apesar da época ser propícia para aproveitar bons momentos ao lado da família, é preciso ter atenção para economizar na viagem de férias. 

“Quando viajamos, é normal sentirmos a vontade de aproveitar ao máximo possível. Porém, saber organizar o seu orçamento e fazer boas escolhas ajuda você a viajar mais e gastar menos. E é possível ter essa realidade através de um planejamento financeiro para viagens”, explica.

Para ele, alguns passos são muito importantes para economizar na viagem de férias, aproveitar bem e não ter problemas financeiros depois. Confira!

  • Planeje tudo com antecedência: Para economizar na viagem de férias, planejar com antecedência é fundamental. O especialista aconselha que você defina quanto você pode gastar. Depois, veja quais são as opções possíveis com o seu orçamento.
  • Pesquise os melhores destinos: Os preços de diversos destinos podem variar muito de acordo com alguns aspectos, portanto, é essencial ficar de olho no que cada cidade tem a oferecer e qual o seu período mais agitado. “O objetivo aqui é encontrar um lugar onde a família possa relaxar e aproveitar, mas claro, pagando sempre mais barato”, explica Raposo.
  • Ative os alertas de preços nos aplicativos: Ficar atento às promoções é fundamental para quem quer economizar na viagem de férias. E existem aplicativos e sites que divulgam constantemente as promoções de passagens aéreas. “Para facilitar, configure os alertas de promoções nos aplicativos / plataformas informando dia e horário que pretende viajar”, explica o CEO da fintech Leve.

Refeições costumam pesar no bolso, assim como o transporte

  • Cuidado com o peso da bagagem: Estar atento ao limite da bagagem é importante para não gastar um dinheiro a mais à toa. Geralmente, para voos domésticos, você pode levar até 10kg com você na cabine ou terá que pagar para despachar.
  • Economize no transporte: O transporte público local pode ajudar a economizar na viagem de férias. Em algumas cidades ele é, inclusive, um destino turístico, como Londres ou Vancouver. Só é preciso pesquisar sobre isso antecipadamente.
  • Evite gastos extras com refeições: O especialista lembra que comer fora é algo comum e tentador nas viagens, mas para quem está viajando, é algo que pode sair bastante caro. “Sendo assim, uma maneira fácil de economizar é planejar uma parada no supermercado para que você possa estocar bebidas, lanches e refeições preparadas ou adquirir seu pacote com as refeições antecipadas e pagando mais barato”, sugere. Outra dica é, por exemplo, tomar o café da manhã no último horário do hotel. “Com isso, você estará satisfeito na hora do almoço”. 

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Férias para quem tem mais de 50 anos de idade: veja o que mudou 

Personalidades indicam livros para ler nas férias 

O que você pode fazer para economizar no verão 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: