Estão abertas as inscrições gratuitas para o seminário que reúne no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, em São Paulo, que reunirá especialistas para debater um problema negligenciado por grande parte da sociedade e responsável por 43 denúncias por dia no Disque 100 - Direitos Humanos. O evento é organizado pela ONG Projeto Velho Amigo e pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-SP).

Marília Berzins, assistente social e presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, vai falar sobre “Violência Visíveis e Invisíveis contra as Pessoas Idosas”. Renata Salles, coordenadora do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Municipal, explicará “Como Reconhecer a Violência e Como Abordar”, e a promotora Anna Yaryd discorrerá sobre “A Atuação do Ministério Público nos Casos de Violência contra o Idoso”.

Encenação de peça sobre violência feita por idosos do CRI-Norte em Paraisópolis; Crédito: divulgação/Projeto Velho Amigo Encenação de peça sobre violência feita por idosos do CRI-Norte em Paraisópolis; Crédito: divulgação/Projeto Velho Amigo

Embora a violência permeie da casa do idoso a instituições de atendimento, neste ano a parceria Velho Amigo/SBGG tem como foco a violência doméstica, muitas vezes cometidas pelos próprios familiares. Para trazer o problema à tona de forma lúdica, a ONG promoveu, na semana passada, nas comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo, uma peça de teatro protagonizada por idosos do CRI Norte (Centro de Referência do Idoso). Eles encenaram as diferentes formas de abuso a que podem ser submetidos: do físico ao psicológico, passando pela negligência.

Seminário Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Onde: Auditório Prof. Dr. Benedicto Montenegro do Hospital Santa Catarina, à av. Paulista, 200, Bela Vista

Quando: 15 de junho, das 18h às 21h

Quanto: grátis; inscrições em www.velhoamigo.org.br

Compartilhe com seus amigos