A única pessoa que viveu até 122 anos foi a francesa Jeanne Calment. Falecida em 1997, nenhum outro ser humano superou o seu recorde. Porém, de acordo com uma dupla de pesquisadores, isso pode mudar em 2060, com a geração nascida antes de 1950. O que irá impactar tudo o que sabemos sobre a expectativa de vida humana.

Caso a previsão da dupla de norte-americanos se concretize, a mudança na expectativa de vida será um marco histórico da humanidade. Ainda que não haja evidências científicas sobre o tempo máximo de vida do ser humano, a pesquisa trará novas perspectivas.

Qual geração representará a maior expectativa de vida humana?

A pesquisa foi publicada na revista científica Plos One, e liberada pelos pesquisadores norte-americanos David McCarthy, da University of Georgia, e Po-Lin Wang, da University of Southern Florida.

A análise foi feita com dados históricos e atuais de mortalidade em 19 países desenvolvidos. Dentre eles Austrália, Canadá, França, Japão, Portugal e EUA. Importante ressaltar que a  expectativa de vida dos brasileiros não foi incluída na pesquisa.

De acordo com os especialistas, "os registros de longevidade têm aumentado lentamente nos últimos anos". O mais interessante, porém, é que o movimento é mais notável naqueles nascidos entre 1900 e 1950.

Para os pesquisadores, estes indivíduos "estão experimentando um adiantamento da mortalidade sem precedentes, mas ainda são jovens demais para quebrar recordes de longevidade".

A dupla, por outro lado, acredita que esses são os indivíduos capazes de quebrar o recorde da expectativa de vida humana, caso isso, de fato, venha a acontecer. Isso porque, neste momento, os sobreviventes estarão realmente mais velhos para os padrões atuais.

Mesmo que ainda haja a necessidade de esperar para entender se a previsão irá se concretizar, os pesquisadores ainda afirmam:

"Se existe um limite máximo para a expectativa de vida humana, ainda não estamos nos aproximando dele".

Três senhoras sentadas em um branco de praça. Imagem para ilustrar a matéria sobre expectativa de vida humana. Crédito: Sergiy1975/shutterstock

Embora haja uma previsão, é complexo quebrar novos recordes de expectativa de vida humana

De acordo com os pesquisadores, aqueles que nasceram antes de 1950 apenas terão "o potencial de quebrar os recordes de longevidade existentes se as escolhas políticas continuarem a apoiar a saúde e o bem-estar dos idosos e o ambiente político, ambiental e econômico permanecer estável".

Além disso, os especialistas reforçam que estes objetivos devem permanecer, independentemente de novas pandemias ou efeitos das mudanças climáticas. Até porque, a experiência com a Covid-19 mostrou que a humanidade é muito mais sensível do que se esperava.


Com o aumento da expectativa de vida humano, se preparar para o envelhecimento financeiramente saudável é ainda mais necessário. A construção da Longevidade Financeira passa a ser essencial para todos. Clique abaixo, baixe o material exclusivo do Instituto de Longevidade e veja como construir a sua.

Os 5 pilares da Longevidade Financeira que você deve conhecer

Leia também:

População idosa representa mais de 10% dos brasileiros, de acordo com o IBGE

A longevidade da população: conquista e desafios

Conexão com a natureza traz benefícios para a longevidade, segundo pesquisa

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: