No Brasil não existe especificamente a figura que represente legitimamente o Atendimento Preferencial ao idoso. A própria ABNT reconhece que a figura de pessoa levemente inclinada para a direita de quem vê, segurando uma bengala não é dirigida diretamente aos idosos e sim para as pessoas com dificuldades de locomoção na terceira idade.

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas é a entidade no Brasil que regulamenta dentre outras Normas, a que se refere à acessibilidade e ao atendimento preferencial (gestantes, cadeirantes, deficientes visuais, dificuldades de locomoção etc.) na Norma Regulamentadora Nº 9050.

Para ler o texto e ver a figura, que a Norma 9050 define como do atendimento preferencial aos idosos, acesse o link a seguir: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/abnt-nbr9050-edicao-2015.pdf.

Quando acessar a Norma, avance para pág. 41, onde está a figura 37.

Todavia, no Brasil, nos locais públicos e privados que têm estacionamento ou espaços de atendimento preferencial a clientes e visitantes, vemos essa placa sendo utilizada como fosse espaço reservado para qualquer tipo de idoso, e essa não é a interpretação correta segundo a ABNT. A ABNT afirma que essa placa é para CIDADÃOS IDOSOS COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO e não para todos os IDOSOS. A própria Norma está grifada errada.

Logo, percebem-se dois erros:

1º) ERRO:  Essa figura, decrepita, não representa os Idosos no Brasil, que nos dias atuais grande parte é composta de pessoas ativas, empreendedoras, integrando-se ao mundo das redes sociais, com muita saúde para dar e sem bengalas;

2º) ERRO: Erro de interpretação no uso dessas placas em espaços públicos por todos os tipos de organizações, sejam públicas ou privadas, nas áreas de estacionamento e de atendimento a clientes.

O que fazer então a partir dessa reflexão? Solução: Pressionar o Comitê Gestor dessa Norma na ABNT para criar o Ícone moderno que simbolize de fato a nova geração 60+.

Para que possa ser criada uma placa específica para Idosos, é preciso que o Comitê Gestor da ABNT, que altera e atualiza Normas existentes, sofra pressão da sociedade civil organizada... Ou seja eu, você seus parentes e amigos e todos que queiram uma placa que possa  representar  dignamente os "coroas" da atualidade, a Terceira Idade, temos de fazer movimento de pressão. Segundo a própria a ABNT, a próxima revisão de Normas só ocorrerá em 2020, isso se não nos mobilizarmos todos da Sociedade Civil para tal: eu, você cidadãos comuns, CREAs – Conselhos Regionais de Arquitetos e Engenheiros, Instituto da Longevidade Mongeral, ONGs, Câmara dos Deputados, Câmaras Municipais, órgãos de imprensa e jornais etc.  Somos mais 30 milhões de brasileiros acima dos 60 anos. Avante!

Compartilhe com seus amigos