Ao final de 2018, o Brasil teve notícia de mais uma infeliz ocorrência contra uma pessoa idosa. O direito ao respeito e à integridade, previsto no Estatuto do Idoso, mais uma vez, havia sido violado. O caso veio da atitude do padre e apresentador de TV Alessandro Campos, durante exibição de seu programa na Rede Vida. 

Campos se dirigiu à sua plateia, composta quase que inteiramente por pessoas acima dos 60 anos, de forma debochada e humilhante repetidas vezes e, a uma senhora em particular, disse que não esperava mais vê-la no ano que vem, dando a entender que estaria morta.

A atitude nos deixa tristes, pois o padre claramente constrangeu sua vítima, e chama a atenção por ter feito diante das câmeras - portanto, também de milhares de pessoas. Mesmo assim, ainda existem muitos que relevam este comportamento de assédio moral sem entender sua gravidade a curto, médio e longo prazos. 


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!



Por isso mesmo, um dos maiores desafios para o combate à violência contra a pessoa idosa é que, muitas vezes, as ocorrências são silenciosas. Isso quer dizer que não sabemos de todos os episódios de violência que de fato acontecem. Em outras palavras, a realidade pode ser ainda mais cruel do que os números oficiais.

O Disque 100, canal do governo federal para receber e apurar denúncias de violações de direitos humanos, registra informações desde 2011. Segundo essa fonte, a violência psicológica é a segunda forma mais frequente de violação dos direitos dos idosos. 

Pouco tempo após o ocorrido, o padre Alessandro Campos trocou a Rede Vida pela RedeTV!, mas seu programa matinal, que estreou em fevereiro de 2019, não durou mais de dois meses. De acordo com a emissora, suas apresentações, além de terem alto custo, também apresentaram problemas como baixa audiência e pouco retorno comercial. 


Os mais velhos merecem respeito

Se você concorda que os mais velhos devem ser tratados com dignidade e respeito, apoie o Instituto de Longevidade. Assim, você ajuda a construir um mundo mais justo para todas as idades.

Livro

Compartilhe com seus amigos