Antes de ficar famoso como malandro boa praça, bem humorado e gozador, o carioca devia ser reconhecido como abraçador inveterado. Enquanto o paulista estende a mão com discreta polidez, o mineiro meneia a cabeça cordialmente, o gaúcho acena com educada cortesia,- só para ficar no sul-sudeste -, o carioca escancara os braços para anunciar que vai envolver o outro com amigável e efusiva intimidade. Faz parte da personalidade daquele que nasce na mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e do que se deixa conquistar e adotar pela urbe fundada por Estácio de Sá em 1565.

Quero deixar claro que o carioca não é o inventor, o dono da patente do abraço. As pessoas se abraçavam muito antes dele se apropriar do gesto, mas eram abraços com finalidade, com o propósito de expressar paixão, amizade, solidariedade, pesar, apoio, felicitação, e por aí afora. O abraço do carioca não tem motivo, não precisa de objetivo. O carioca abraça pelo puro prazer de abraçar. Pense bem: graças ao carioca o ‘forte abraço do fulano de tal’ deixou as cartas, telegramas, e-mails e demais mensagens estáticas para embarcar na energia cinética. Saiu do papel e das telas para ganhar substância, ganhar vida. E a vida, ah, a vida está no movimento, como já sabia Aristóteles há mais de dois mil e trezentos anos.

Ao contrário do que muitos possam imaginar o costume não existe desde sempre, não vem de tempos imemoriais precursores da primeira comunidade de franceses ou dos portugueses que se espremeram entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. Também não foi herdado dos nativos. Tupinambás e temiminós, dentre outras etnias, nunca foram expansivos. Por oposto, eram cautelosos e ressabiados, tímidos e, muitas vezes, arredios.

Na verdade, não se sabe ao certo quando o comportamento exuberante do carioca se fez notar pela primeira vez. Talvez tenha surgido aos poucos, na medida em que o sol escaldante foi tostando a tez pálida do colonizador, até ebulir nos frutos gerados pelas raças que se uniram em carne e espírito, na mistura de brancos, índios e negros. Desconfia-se que as praias abundantes e convidativas, a floresta luxuriante, as montanhas recortadas contra o horizonte, o clima de verão permanente, criaram as condições e moldaram o ambiente perfeito para formar o temperamentodo carioca e, com ele, o hábito tão acolhedor de abraçar.

Se o caro leitor perguntar aqui e acolá, se fizer uma pequena pesquisa, é bem provável que acumule mais de uma dezena de teorias diferentes. Certamente, alguém dirá que é por acaso. Outro, que vem do tamanduá-bandeira, antes tão comum na região - só que a expressão ‘abraço de tamanduá’ designa o falso amigo, e o carioca legítimo ou legitimado, de modo geral, é honesto de sentimento. Haverá entrevistado que responderá com absoluta convicção que o carioca é um abraçador por causa da sua sensualidade à flor da pele, opinião que o próximo contestará, garantindo que o hábito vem da fé, afinal, nos templos de todos os credos o abraço é celebrado como uma comunhão.

Na minha modestíssima interpretação, a prática do abraço carioca teve sua gênese na atitude simples e carregada de significado do físico italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), o inventor do primeiro sistema de telegrafia sem fio. Na noite de 12 de outubro de 1931, o cientista festejado pela humanidade acionou remotamente da Itália a chave que inaugurou e iluminou a estátua do Cristo Redentor, fincada sobre o Morro do Corcovado, ponto elevado da maior floresta urbana do mundo, o Parque da Tijuca.

Tudo bem que a encenação de Marconi não surtiu o menor efeito e, se não fosse a habilidade do engenheiro brasileiro Gustavo Corção e de sua equipe – com destaque para Rinaldo Franco -, ainda estariam procurando o interruptor de luz até hoje.

A escultura mudou o astral da Cidade Maravilhosa e de seus habitantes. O Cristo de braços abertos, pronto para abrigar inocentes e pecadores; perene, impávido colosso recoberto de pedra sabão, seria a partir daí o zelador, ou melhor, o síndico do Rio, debruçado sobre as águas calmas da Baía de Guanabara.

A ideia inicial de construir o gigantesco símbolo augusto da paz é antiga. Data de 1859 e pertence ao padre lazarista francês Pierre-Marie Boss, capelão do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, que resiste heroicamente à passagem do tempo no mesmo lugar em Botafogo. Não é preciso dizer que a sugestão do religioso não vingou.

Depois de 13 de maio de 1888, data da abolição da escravatura, um grupo lembrou-se do monte de 709 metros e propôs a construção de um monumento em homenagem à princesa Isabel (1846-1921). Ela não concordou por escrito, conforme documento lavrado em dois de agosto. Quatro anos antes desse episódio, seu pai, o imperador dom Pedro II (1825-1891), cortara a fita inicial da estrada de ferro que deu acesso ao cume do Corcovado, construindo lá, no ano seguinte (1885), um gracioso mirante chamado ‘Chapéu do Sol’.

A aprovação do Cristo Redentor, considerado a sétima maravilha do mundo moderno (segundo apuração informal de 2007), data de 1912, por iniciativa de Homero Batista (1861-1924), ministro da Fazenda do presidente Hermes da Fonseca (1855-1923). Assinada e protocolada, também não saiu do papel, coisa habitual no país das fartas propostas e das raras realizações.

Dez anos mais tarde, em 1922, o assunto voltou à baila por ocasião da comemoração do centenário da Independência. Um abaixo assinado com mais de vinte mil nomes foi entregue ao, então, presidente Epitácio Pessoa (1865-1942) que aceitou o pedido e mandou afixar a pedra fundamental. A partir daí, levantaram-se fundos, publicaram-se editais, abriram-se concorrências, examinaram-se currículos e tudo mais que a nossa vã burocracia exige para se alimentar de prazos, vaidade e dinheiro. No fim das contas, o projeto vencedor foi resultado de um trabalho a seis mãos: o engenheiro Heitor da Silva Costa (1973-1947) fez o desenho inicial, o pintor Carlos Oswald (1882-1971) o aprimorou, e o escultor francês Paul-Maximilien Landowski (1875-1961) modelou as peças. De todas, as únicas não construídas no Brasil foram as mãos e a cabeça, que vieram prontas de Paris.

A primeira versão apresentava a imagem de Jesus segurando uma cruz contra o ombro e um globo terrestre na outra mão. Como não foi muito bem recebida, os idealizadores resolveram modificar a concepção para o modelo atual, o belíssimo Cristo Amigo e Protetor. Transcorridos nove anos, a estátua de 1.145 toneladas estava pronta, no esplendor de seus 38 metros de altura (oito de base e trinta de imagem), abençoando o carioca e os seus convidados.

Escalado ao longo dos anos por plebeus e nobres, anônimos e celebridades, dentre os quais a repórter Glória Maria, o humorista Renato Aragão e o rei Roberto Carlos, o Cristo Redentor foi inaugurado no dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, data também dedicada à criança. Em 1981, aos seus pés, João Paulo II proferiu a seguinte frase: ‘se Deus é brasileiro, o Papa é carioca’, arrebatamento proveniente da beleza, do encanto e do amor que emanam do magnífico monumento e comovem seus antigos e novos admiradores.

Neste período atípico da história do mundo moderno, quando a angústia, o medo e a solidão se precipitam sobre todos, sem exceção, abre-se um espaço de esperança e fé para comemorar os 90 anos de idade da segunda maior representação física de Jesus em todo o mundo (o Cristo Rei da Polônia tem 52 metros). O aniversário ocorre justamente quando o carioca se vê impedido de exercitar o seu ritual mais precioso, o abraço gostoso, apertado e afetivamente genuíno. São as trapaças da sorte, as surpresas da evolução (?), os testes de resiliência. O carioca sabe disso!

Enquanto a tormenta não passa, vai se exercitando, reproduzindo a ancestral posição dos faraós do Egito - antebraços cruzados no próprio peito, com as mãos pousadas sobre os ombros. Com o distanciamento exigido, tem o mesmo significado da saudação mais querida. Além de tudo, trás um recado implícito: não perca por esperar, o seu abraço está no ponto, um legítimo e intenso abraço carioca da gema, preparado na mesmíssima fôrma da receita original, igualzinho ao que eu mando para você agora, leitor amigo.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: